Durante a Idade Média, o cristianismo dominou a cultura ocidental. O propósito da Arte na Idade Média era ensinar religião e a arquitetura era utilizada para construir catedrais belíssimas e adornadas. Durante a Idade Média, ocorreu uma onda de construção de igrejas e catedrais que foram verdadeiras obras-primas.
A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.
Arte Medieval
Essa atividade era exclusiva dos membros da Igreja (clero) e dos nobres. Portanto, a arte religiosa da Idade Média tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático. A principal organização político-administrativa desse período estava baseada no sistema feudal.
A Igreja Católica tinha um papel social importantíssimo no contexto medieval: por um lado era uma entidade agregadora (que regia a vida comunitária) e por outro controlava todo o tipo de produção artística. Durante a era medieval, dois estilos artísticos se destacaram: o românico e o gótico.
Além de se destacar pela sua presença no campo das ideias, a Igreja também alcançou grande poder material. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do poder nobiliárquico.
26 curiosidades que você vai gostar
Durante toda a Idade Média, houve uma luta pelo poder entre a Igreja Católica e os pensadores da natureza. A Igreja queria impor que ela era a instituição que definiria o que é verdade sobre todos os assuntos, inclusive sobre a natureza. Essa atitude impedia a liberdade investigativa da natureza.
Tanto a arte sacra como a arte religiosa retratam, por meio de imagens artísticas, representações da fé e do sagrado, e têm como objetivo enaltecer o divino. A diferença entre essas duas manifestações é tênue, já que a arte sacra abraça os cultos, ou seja, promove os rituais relacionados à expressividade da fé.
A arte religiosa ou a arte sacra é uma imagem artística que usa inspiração e motivos religiosos e é frequentemente destinada a elevar a mente ao espiritual. ... É fazer imagens das diferentes crenças do mundo e do que elas parecem.
A escultura, por sua vez, era instrumento de decoração dos elementos principais dos edifícios. Em geral, servia como recurso de orientação visual para quem chegava às igrejas. Outra importância da igreja nesse período está na preservação da arte ocidental.
A Igreja Medieval é o nome dado à Igreja Católica durante a Idade Média. Ela exerceu grande influência sobre a população no que se refere aos aspectos culturais, sociais e políticos. Nem mesmo a monarquia estava livre de sua atuação.
O poder do catolicismo esteve intrinsecamente ligado às estruturas do feudalismo, o sistema social predominante na Europa durante a Idade Média. Ao afirmar que tudo o que acontece na Terra é a representação da vontade divina, a própria divisão social do sistema era justificada como desejo de Deus.
Arte e Cultura
Como as imagens eram usadas para propagar o cristianismo e como eram as representações plásticas deste período. O significado dos símbolos cristãos, as pinturas das catacumbas e o tipo de escultura criada para ornamentar sarcófagos de imperadores e religiosos.
Na Alta Idade Média, as atividades artesanais estiveram restritas às necessidades de um mesmo feudo. Geralmente, um artesão se fixava em uma propriedade oferecendo os seus serviços em troca da proteção e dos recursos disponíveis na propriedade feudal.
Muitos pesquisadores acreditam que as pinturas rupestres são religiosas. Isto é, essas pinturas, feitas em cavernas, montanhas e paredões, tinham motivos espirituais. Mais que ajudar a representar os atributos de alguma determinada crença, a arte tem particularidades que ajudam a aproximá-la da religião.
Arte Religiosa: reúne obras artísticas de cunho religioso e pode ser representada por esculturas de santos e pinturas de passagens bíblicas, por exemplo. Essas manifestações geralmente estão fora dos lugares de cultos e rituais religiosos. Arte Sacra: obras de teor religioso que estão relacionadas aos rituais.
São, portanto, consideradas artes religiosas aquelas guiadas por conteúdos desta natureza utilizando figuras e representações, normalmente materializadas em pinturas, pequenas esculturas e na arquitetura, enfatizando o poder das artes decorativas e da ambientação dos espaços físicos (internos e externos) para ilustrar ...
Ivan Coelho. O artista, que é fã de Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Rafael, Boticelli – grandes nomes da arte renascentista e religiosa – sempre desejou pintar uma igreja. Ao longo de sua trajetória, já pintou mais de 35 igrejas no Estado e considera esse um dos trabalhos mais gratificantes que desenvolve.
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
O conhecimento era voltado totalmente para os interesses da Igreja, era conservador e centralizado, imbuído de poder e influência. Dessa maneira poucas pessoas teriam acesso às novas culturas que naquele momento assombravam a Igreja.
Durante a Alta Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu as doutrinas do cristianismo e combateu as heresias (destaque para o combate ao arianismo). Por fim, a Alta Idade Média foi marcada pelo surgimento do islamismo. Essa religião surgiu no século VII, por meio de Muhammad, seu profeta.
O artesão é o profissional que domina todos os recursos existentes para a produção manual de objetos que lhe proporcionam a sobrevivência econômica. Normalmente ele não detém uma educação técnica, mas tem o dom de, com a ajuda de instrumentos e matéria-prima apropriados, criar o que se conhece como artesanato.
Confecciona produtos artesanais por meio de processo manual ou com auxílio de ferramentas.
Eles eram responsáveis pelo trabalho nas terras e pela produção agrícola.
O Cristianismo surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.C. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redenção para todos aqueles que acreditassem nele.
O protestantismo chegou ao Brasil no período colonial com as tentativas francesas e holandesas de se firmarem no país. Consolidou-se a partir da abertura dos portos, embora o catolicismo continuasse oficial durante boa parte do século XIX.
Quantos são os múltiplos de 3 que ficam entre 100 é 200?
O que é dispersão relativa é absoluta?
Qual a reação do contraste iodado?
Quais os principais pontos da Lei 8142 90?
Qual foi o presidente do Brasil mais jovem?
Qual o valor da taxa de renovação da CNH no Poupatempo?
São exemplos de despesas financeiras?
Qual é a remuneração do YouTube?
O que é uma função de ponte em redes?
Qual a maior espessura de tatame?
Quais os sintomas da urticária nervosa?
Qual a capital mais chuvosa do Brasil?
Como as necessidades dos clientes podem ser classificadas?
O que é bom para afastar inveja e olho gordo?