A era de São Pedro é considerada o papado mais longo - 34 anos. Na Idade Média, vários papas permaneceram no cargo por apenas alguns meses. O papa Estéfano II ocupou o trono de São Pedro por apenas quatro dias no ano 752. João Paulo I, o antecessor de João Paulo II, exerceu o cargo por 33 dias.
Pio IX, nascido Giovanni Maria Mastai-Ferretti (Senigália, 13 de maio de 1792 – Roma, 7 de fevereiro de 1878), foi papa entre 16 de junho de 1846 e 7 de fevereiro de 1878. É o segundo pontificado mais longo da história depois de São Pedro.
Com 93 anos e quase cinco meses, o alemão Bento XVI se tornou nesta sexta-feira o papa mais velho da História, um recorde discutível, uma vez que ele renunciou ao cargo em 2013.
O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais por meio do Conclave e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de "Santa Sé". Também é o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, uma cidade-estado soberana enclavada por Roma.
João Paulo I, nascido Albino Luciani (Canale d Agordo, 17 de outubro de 1912 – Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica. Governou a Santa Sé durante apenas 33 dias, entre 26 de agosto de 1978 até a data da sua morte.
16 curiosidades que você vai gostar
O Papa João Paulo I, que ocupou o posto por apenas 34 dias em 1978, será beatificado pela Igreja Católica, disse o Vaticano nesta quarta-feira (13).
O céu não os protege
O supremo pontífice foi peça central de inúmeras conspirações ao longo dos séculos, culminando com o assassinato de pelo menos uma dezena dos que ocuparam o posto. A primeira vítima foi João VIII, envenenado em 882.
É o segundo pontificado mais longo da história depois de São Pedro. Foi beatificado em 3 de setembro de 2000, pelo Papa João Paulo II. Foi o primeiro Papa da história a ser fotografado.
Pela tradição católica, o primeiro papa foi o homem que tem sua imagem ali impressa: Pedro, um dos doze homens que foram escolhidos pelo próprio Jesus Cristo para acompanhá-lo e auxiliá-lo em suas andanças repletas de pregações e relatos de milagres.
Papa Pio IX (1792-1878) foi Papa entre os anos de 1846 e 1878. Seu pontificado foi marcado pelas lutas pela unificação da Itália. Foi beatificado em 3 de setembro de 2000, pelo Papa João Paulo II.
O primeiro Papa na Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C, Simão Pedro exerceu seu pontificado entre os anos 30 e 67. Ele tem uma grande importância para os católicos, pois é considerado o fundador, com São Paulo, da Igreja.
Dentre os 265 Papas da história da Igreja Católica, apenas quatro renunciaram antes de Bento XVI. Foram 600 anos de pontificados interrompidos somente com a morte do titular.
Sexualmente ativos antes de receber ordens sagradas
Papa Pio II (1458-1464) teve pelo menos dois filhos ilegítimos (um em Estrasburgo e outro na Escócia), nascidos antes de entrar para o clero. Papa Inocêncio VIII (1484-1492) teve pelo menos dois filhos ilegítimos, nascidos antes de entrar para o clero.
O Banquete das Cortesãs ou Banquete de Castanhas, também conhecido como o Ballet de Castanhas, refere-se a uma festa em Roma, e em especial um jantar realizado no Palácio Apostólico de Don Cesare Borgia, filho do Papa Alexandre VI em 30 de outubro de 1501.
Quatro décadas depois de sua morte, o corpo de João XXIII é encontrado em perfeito estado. Não é milagre algum.” A frase é do médico legista e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nelson Massini, sobre o excelente estado de conservação do corpo do papa João XXIII.
Há 40 anos, a Igreja Católica viu passar pelo trono de São Pedro três papas em três meses, levando ao pontificado, por fim, João Paulo II, após as mortes de Paulo VI e João Paulo I.
Papa João Paulo I será beatificado em setembro de 2022. O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (24) que o papa Francisco beatificará João Paulo I no próximo dia 4 de setembro de 2022, em uma cerimônia na Praça São Pedro.
O Papa João Paulo II chegou ao Brasil no dia 30 de junho de 1980. Durante 12 dias, percorreu aproximadamente 14 mil quilômetros, visitando Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aparecida do Norte, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém, Teresina e Fortaleza.
Foram dez ao todo, na seguinte ordem: Santo Alexandre I, São Sisto I, São Telésforo, Santo Higino, São Pio I, Santo Aniceto, São Sotero, Santo Eleutério, São Vitor I e São Zeferino.
De 1929 até os dias atuais, a Igreja Católica elegeu oito papas (incluindo o próprio Pio XI). A lista dos papas eleitos desde o Tratado de Latrão ate os dias de hoje é a seguinte: Pio XI (1922-1939)
Papas depois do Tratado de Latrão
Desde o tratado, a Igreja Católica possuiu oito papas, incluindo o papa Pio XI: Pio XI (1922-1939) Pio XII (1939-1958) São João XXIII (1958-1963)
A Igreja Católica considera São Pedro – Simão Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus – o primeiro papa da história. Ele teria assumido a função de líder do cristianismo logo após a morte de Jesus, ainda no século 1.
São Pedro (33 a 67) São Lino (67 a 76) Santo Anacleto (76 a 88) São Clemente I (88 a 97) Santo Evaristo (97 a 105) Santo Alexandre I (105 a 115) São Sisto I (115 a 125) São Telésforo (125 a 136)
Como fazer a internet durar o mês todo?
Qual a maior dificuldade em tomar decisões?
Qual a crença dos judeus ortodoxos?
Quais eram os princípios e objetivos do Renascimento?
Quando a emancipação pode ser revogada?
Qual a importância da relação entre professor e aluno?
Quem pode prender um policial civil?
Quais as estratégias do planejamento estratégico?
Quais são os tipos de escritores?
Quem é considerada uma das maiores representantes da arte contemporânea?
Como abrir conta bancária em Portugal estando no Brasil?
Qual foi o maior guerreiro da história bíblica?
Por que devemos promover boas práticas dentro das empresas?
Como se divide o estudo da estatística?
Porque os peixes são coloridos?