RENASCENÇA ITALIANA. Não foi por acaso que os mais importantes artistas renascentistas surgiram na Itália. A península itálica fica no centro do mar Mediterrâneo, o que possibilitava o acesso ao vasto comércio da região e favoreceu o enriquecimento de sua burguesia.
Originalmente, o termo burguesia está associado ao vocábulo “burgos”, como eram chamadas as pequenas cidades que surgiram com o renascimento da atividade comercial no fim da Idade Média. Dessa forma, a palavra burguesia surge para denominar a classe social comerciante que ascendia com o enfraquecimento do feudalismo.
Leonardo da Vinci (1452-1519, Itália)
Este é certamente um dos nomes mais relevantes do Renascimento Cultural e da história.
A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
Os Mecenas eram os reis, príncipes, condes, duques, bispos, nobres e burgueses poderosos, dotados de poderes econômicos, os quais financiavam e incentivavam as artes no período da Renascença.
32 curiosidades que você vai gostar
Mecenas era um membro da classe dos cavaleiros e um rico cidadão romano que foi incumbido pelo imperador a financiar a produção artística e literária de vários nomes de vulto da cultura romana, como os poetas Virgílio, Horácio e Ovídio, bem como o historiador Tito Lívio.
Os mecenas, que eram os patrocinadores, dedicavam apoio financeiro para a literatura, produção teatral, ciências, esculturas, pinturas. Um tipo de vínculo que beneficiava os artistas, muitos daquele período passaram a viver somente desse ganho, e facilitava a expansão das obras.
Esta época foi pautada no racionalismo, no humanismo e nos conhecimentos da Antiguidade Clássica que mudaram a mentalidade das pessoas. A partir deste saber e descobertas dos estudiosos, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.
O Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Esta fase coincide com a prosperidade das cidades da Península Itálica, especialmente Florença, onde a riqueza permitiu investimentos na produção de obras de arte.
O que fazer para acabar com o medo?
Qual é a origem do samba de roda?
Quantos ministros julgam recurso especial no STJ?
Quais características morfológicas devemos observar na escolha de vacas leiteiras?
Quais são os dias úteis de entrega dos Correios?
Quais cartões o iPhone aceita?
Quando é preciso tomar insulina?
O que acontece com Sasuke em Boruto?
O que é o desenvolvimento e o subdesenvolvimento?
Quem é o líder do Comando Vermelho?
Quanto um revisor ganha por Lauda?
O que fazer em princípio de infarto?
O que acontece se eu trabalhar 7 dias seguidos?
O que significa na Bíblia cobiça?
Quais os tipos de frutos do Diabo?