Jigoro Kano foi o fundador da arte marcial judô.
Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso.
Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway.
O fundador do Judô, Sensei Jigoro Kano, nasceu na província de Hyogo em 28 de outubro de 1860 e faleceu em 1938, com 79 anos de idade. Em 1877, já com 17 anos, entrou na universidade de Kaisei, e foi bater à porta do Sr. Hatinosuke Fukuda, do estilo Tenshin Shinyo-Ryu.
Esporte de origem japonesa
O judô é uma arte marcial praticada como esporte de combate. Fundada pelo professor de Educação Física Jigoro Kano no ano de 1882, no Japão, os propósitos dessa luta consistem no condicionamento físico, equilíbrio da mente e do espírito, além do desenvolvimento das técnicas de defesa pessoal.
21 curiosidades que você vai gostar
O judô foi inventado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, praticante de jiu-jitsu. ... No começo do século 20, o judô foi levado para Europa e Américas a bordo dos navios de imigrantes japoneses. No Brasil, o mestre Takaharu Saigo começou a ensinar a luta no fim da década de 1910, em São Paulo.
Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa no país. O judô foi incluído nas Olimpíadas em 1972, após ter sido disputado em 1964, em Tóquio, por ser o esporte mais popular do país-sede.
Kimura ficou famoso por vencer o criador do Jiu-Jitsu brasileiro - Helio Gracie - com um golpe (reverse ude-garami) que mais tarde seria nomeado como kimura em sua homenagem. Kimura é considerado no Japão como o maior judoca de todos os tempos.
A arte dos Samurais surgiu primeiro, o Jiu-Jitsu.