As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
As principais características do barroco literário brasileiro são:Linguagem dramática;Racionalismo;Exagero e rebuscamento;Uso de figuras de linguagem;União do religioso e do profano;Arte dualista;Jogo de contrastes;Valorização dos detalhes;
As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Características do BarrocoÉ uma ferramenta da Contrarreforma. ... Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade. ... Cultismo e Conceptismo. ... Sombras e luzes: a valorização do contraste. ... Obras rebuscadas e ricas em detalhes. ... Emoção sobre a razão. ... Valorização estética.
Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista.
20 curiosidades que você vai gostar
Principais características da arquitetura barroca
O barroco quebra a ideia de racionalidade e simetria do classicismo greco-romano e passa a fazer uso de formas e texturas que dão a ideia de movimentos e produzem emoções e sensações.
A literatura barroca se caracteriza pelo uso da linguagem dramática expressa no exagero de figuras de linguagem, de hipérboles, metafóricos, anacolutos e antíteses.
(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias. angústia diante da transitoriedade da vida. preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.
Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.
Os temas principais oscilavam entre o espírito cristão e o espírito secular da vida terrena; o bem e o mal; o céu e a terra; a alegria e a tristeza; o claro e o escuro; Deus e o diabo. Esse é o motivo pelo qual dizemos que o barroco é a arte das contradições.
Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos. Já na arte, é possível apontar as obras do famoso escultor Aleijadinho, do pintor Mestre Ataíde e do maestro Lobo de Mesquita.
Alguns representantes dessa época: na arquitetura e na pintura, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; na pintura, Manuel da Costa Ataíde, o Mestre Ataíde; na música, José Joaquim Emérico Lobo de Mesquita. Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
O chamado barroco mineiro constituiu-se com base em várias influências artísticas, vindas tanto de outras regiões da colônia, como o Rio e Janeiro e Salvador, quanto de Portugal. A grande movimentação comercial de Minas Gerais à época agitava também a esfera cultural.
O apogeu econômico gerado pela mineração e a movimentação comercial fez nascer um centro cultural ligado à religiosidade. Todos esses fatores possibilitaram a ascensão do Barroco Mineiro. O centro principal das artes barroca mineira estava em Vila Rica e atual cidade de Ouro Preto.
Em Ouro Preto. Igreja de São Francisco de Assis. Construída em 1776, a capela é considerada um dos principais feitos arquitetônicos no estilo barroco em todo o estado, além de ser uma das mais famosas. ... Em Mariana. Igreja de Nossa Senhora do Carmo. ... Em Congonhas. Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
As principais caraterísticas do estilo barroco são:Contrastes, dualidades e excessos;Temas religiosos e profanos;Estilo exuberante e decorativo;Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole, metáfora, prosopopeia.
Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas; Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas. Cultismo e conceptismo foram estilos literários utilizados no período Barroco. Mas enquanto o primeiro prestigiava a forma textual, o segundo valorizava o conteúdo.
Fusionismo. É uma espécie de alquimia dos contrários, visa a transformar toda diferença em oposição, toda oposição em simetria e toda simetria em identidade. O diferente torna-se idêntico, o outro torna-se o mesmo, como a imagem refletida no espelho, que contém em si o idêntico e o diferente, a igualdade invertida.
O Barroco é um período literário marcado pela contradição e pelos contrastes. O escritor pertencente ao movimento estava sempre dividido entre sucumbir aos prazeres da carne e buscar a salvação divina. As características mais evidentes do barroco são: antítese (tristeza e alegria/claro e escuro);
Barroco é um estilo artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até o começo do século XVIII, caracterizado por ter uma estética com excesso de ornamentos e representações do divino. O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos.
Conheça agora as principais obras da arquitetura Barroca:Basílica de São Pedro, Roma – Itália.Palácio de Versalhes, Paris – França.San Carlo alle Quattro Fontane, Roma – Itália.Palais Du Louvre, Paris – França.Catedral de St. ... Château de Vaux-le-Vicomte, Paris – França.
A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios.
Nesse período artístico, recorria-se a manipulações visuais para alongar as perspectivas das construções, como com as paredes côncavas e convexas. Também são características da arquitetura barroca o emprego de cártulas, frontões interrompidos e colunas torsas – que, muitas vezes, atravessam pavimentos.
( ) Tal movimento se desenvolveu com as mesmas características em todas as regiões brasileiras. 2 - Sobre o "Barroco Mineiro", é INCORRETO afirmar que: a) Antônio Francisco de Lisboa, também conhecido como Aleijadinho, foi escultor e arquiteto e o principal representante do barroco mineiro.
Um detalhe importante dessa época, também chamada de “Século do Ouro”, refere-se à exploração de minério em Minas Gerais, que se tornou um dos principais polos culturais e econômicos do país, pois lá muitas jazidas foram encontradas. Isso contribuiu para o desenvolvimento da cultura e da arte naquela região.
Como fazer truques com uma calopsita?
O que fazer com uma ferida aberta?
Qual o remédio caseiro que serve para depressão?
Quais os cuidados com a flor de maio?
Qual o problema de ser egoísta?
Sou dentista e quero me credenciar?
Qual a quantidade de comida para o peixe beta?
Quanto tempo dura uma margarida?
Como se cuidar depois de ter filhos?
O que fazer com um amor doentio?
Como cuidar de um filhote de hamster?
O que significa a palavra vanerão?
Como faço para criar um jogo para celular?