Há mais de 20 anos DORIANA é a marca de margarina mais lembrada pelos consumidores brasileiros. O nome DORIANA é originário de uma marca que a empresa, na época do lançamento do produto no Brasil, comercializava na Suíça e que se chamava Dorina.
Segundo a nutriconista Karein Clack, que atua no Instituto Central do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, a margarina foi inventada em 1886, na França, como alternativa à manteiga, que era muito mais cara.
A história do surgimento da margarina está relacionada ao ganho do prêmio de Hippólyte de Mége Mouriés, no ano de 1869. Prêmio esse, proposto pelo governo de Napoleão para quem descobrisse um produto semelhante à manteiga, mas que fosse facilmente conservado e tivesse preços mais razoáveis.
A Doriana foi a primeira margarina cremosa do país. Ela foi lançada em 1970 pela empresa Gessy Lever (atual Unilever).
O que não é novidade para ninguém, é que somos a margarina presente na mesa dos chefs de cozinha, dos anfitriões, das boleiras, dos apaixonados por comida, de gente que reúne a família na mesa há mais de 50 anos.
35 curiosidades que você vai gostar
O vencedor foi o químico Hipollyte Mergé-Mouriès, com uma mistura à base de sebo de boi, úbere de vaca e leite, ganhando um tom perolizado – daí o nome, que vem do grego margaron, ou “brancura de pérola”. Logo depois, em 1871, apareceu a primeira fábrica do novo produto, na Holanda.
Margarina - Feita principalmente à base de gordura vegetal com um pouco de gordura do leite (até 3%), teor de gordura em torno de 85%. Inicialmente continha maior proporção de gorduras trans produzidas na hidrogenação parcial.
Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais. Segundo a nutricionista Noadia Lobão, da FidBo, a margarina pode fazer mal à saúde e, por isso, seu consumo não é recomendável: - A margarina era feita a partir da hidrogenação de óleos vegetais, ricas em gorduras trans.
Resumidamente, a margarina, pode estar relacionada comprovadamente a disfunções imunológicas, danos em fígado, pulmão, órgãos reprodutivos, distúrbios digestivos, diminuição na capacidade de aprendizado e crescimento, problemas de peso, aumento no risco de câncer, e principalmente: transtornos do metabolismo do ...
Produção. Atualmente, a margarina é produzida a partir uma grande variedade de óleos vegetais parcialmente hidrogenados, geralmente misturadas sal, água e emulsionantes. Pelo processo de hidrogenação, converte-se uma pequena parte das gorduras insaturadas em trans-saturadas (a chamada gordura trans).
A manteiga é um produto lácteo feito pela mistura de creme de leite, por outro lado, a margarina é um produto projetado para imitar a manteiga. Enquanto a manteiga é composta principalmente de gordura láctea, a margarina é normalmente produzida a partir de óleos vegetais.
Nesse contexto, o imperador da França Napoleão III ofereceu um prêmio a quem descobrisse uma alternativa à manteiga para compor a alimentação dos soldados e das camadas mais pobres da crescente população urbana. A partir de tal incentivo, o químico francês Hippolyte Mège-Mouriès patenteou a margarina em 1869.
Estudos recentes mostram que esse tipo de gordura trans é pior que a saturada – de origem animal – do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela “plastifica” os vasos sanguíneos levando a infartos e derrames. O problema é que os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras.
Manteiga aumenta o nível de colesterol de lipoproteína de baixa densidade no sangue, mesmo quando consumido em quantidades moderadas. O que se sabe, em geral, é o potencial benefício da substituição de gorduras saturadas por insaturadas, especialmente quando estas últimas são fornecidas por óleos vegetais.
Além disso, as novas versões da margarinas contém muito ômega 6, que é altamente inflamatório e prejudicial para saúde quando consumido em excesso. Por serem gorduras, é recomendado que as duas sejam consumidas com moderação. Mas entre elas, a opção menos prejudicial para saúde é a manteiga.
Ambas são ricas em gorduras, porém a manteiga contém colesterol e uma quantidade maior de gordura saturada. Já a margarina tem maior teor de gordura insaturada em sua composição e, por ser um produto de origem vegetal, não possui colesterol.
A margarina é um produto industrializado, feito a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais, um processo químico em que o hidrogênio é adicionado aos óleos vegetais, tornando-se gordura, a chamada gordura hidrogenada. Seu sabor e textura são muito similares aos da manteiga, mas são produtos distintos.
Tudo começa com um processo químico chamado hidrogenação. De forma simplificada, é o acréscimo de hidrogênio ao óleo vegetal, matéria-prima usada na fabricação da margarina. De óleo, ele passa a ser gordura, com ponto de fusão em temperatura mais alta e com maior estabilidade no processo de oxidação.
A Unilever vendeu à Perdigão as marcas de margarina Doriana, Delicata e Claybom, além dos equipamentos usados na fabricação dos produtos destas marcas, instalados em Valinhos, interior de São Paulo.
Doriana – JBS – Alimentamos o mundo com o que há de melhor.
Apesar de todos os esforços, DORIANA perdeu a liderança de mercado, cortou investimento em mídia e diminuiu sensivelmente sua linha de produtos. Quando DORIANA parecia cair no esquecimento, devido a erros na gestão da marca, eis que surge uma salvação.
"A diferença entre o plástico e a margarina é de apenas UMA MOLÉCULA". "A #margarina foi inventada para engordar perus". "A #manteiga tem mais gordura saturada que a margarina." Essas e outras afirmações a respeito da margarina circulam pela internet e não é de hoje!
O processo atual para a produção da margarina inclui o uso de solventes de petróleo (geralmente o hexano, bem barato), ácido fosfórico, soda, resultando numa substância marrom e malcheirosa, que sofre novo tratamento com ácidos clorídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e catalização com níquel, que deixa o produto ...
BECEL | Creme Vegetal Becel (500 g)
Esse produto é uma opção ainda mais saudável dentre as margarinas. Ele é um creme vegetal produzido naturalmente através de óleos vegetais e possui ômega 6, que faz bem para o coração! Além disso, ainda conta com a presença de vitaminas A e E e não possui glúten.
Como se inscrever na prova da marinha 2021?
Como aplicar a governança corporativa na empresa?
O que fazer para se alegrar com a felicidade dos outros?
Quem foi o inventor do relógio de ponteiro?
Como se aplica o princípio da ação e reação ao movimento de um foguete?
O que fazer para ter vontade de fazer exercício?
Como fazer uma análise de um balanço patrimonial?
Qual a importância do planejamento no contexto organizacional?
Como o texto descreve o saci-pererê?
Onde se aplica a injeção intradérmica?
Como recorrer multa com placa errada?