Constituição de 1988, a Constituição Cidadã Apelidada de Constituição Cidadã pelo deputado Ulysses Guimarães, então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, o documento é o primeiro da história brasileira a estabelecer a garantia dos direitos humanos como princípio do Estado.
A primeira forma de declaração dos direitos humanos na história é atribuída ao Cilindro de Ciro, uma peça de argila contendo os princípios de Ciro, rei da antiga Pérsia.
A HISTÓRIA DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
Uma das formas de entender a evolução dos direitos humanos no Brasil é através das diversas constituições brasileiras. Princípios de garantia dos direitos políticos e civis apareciam já na Constituição de 1824, ainda que o poder estivesse concentrado nas mãos do imperador.
Nesse contexto, a Constituição do Império de 1824 já trazia os direitos fundamentais de primeira dimensão, estando eles no Título 8º, sob a nomenclatura de Garantia dos Direitos Civis e Políticos dos Cidadãos Brasileiros.
Reunida em Paris, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de Assembléia Geral, lançou, em dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O documento é formado por 30 artigos e surgiu no rastro da Segunda Guerra Mundial.
16 curiosidades que você vai gostar
Os direitos começam com o indivíduo, mas não terminam aí. Encontramos o nosso eu mais verdadeiro nas famílias, nas amizades, nos bairros, nas causas e nas congregações. Estes dois lados da liberdade — do indivíduo e da comunidade — reforçam-se mutuamente e dão sentido um ao outro.
A ideia de uma nova declaração de direitos surgiu no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em 10 de dezembro de 1948 a terceira Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou o documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Um dos primeiros avanços para consolidar os direitos humanos como conhecemos hoje, a Bill of Rights foi aprovada pelo Parlamento da Inglaterra em 1689. Mundialmente conhecida como Declaração de Direitos de 1689, teve como objetivo limitar o poder da monarquia e garantir uma série de direitos comuns a todos.
2002. 7 ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. 2ª ed.
O que é um analista de mídias sociais?
O que é código de acesso do Banco do Brasil?
Qual é a função do primeiro volante?
Como gerenciar várias contas do Facebook?
O que é preciso para ser um bom dentista?
Como plantar sementes de olho de dragão?
Para que serve o Esfumador de olhos?
Como se planta semente de gergelim?
Como saber se a Uber aprovou o cadastro?
Como gerar DANFE a partir do XML?
O que um engenheiro deve vestir?
Como garantir a qualidade do time atuando em home office?
Qual a cor do salmão selvagem?