A Peste de Atenas, a Praga de Atenas ou a Peste do Egito foi uma epidemia que ocorreu pela primeira vez em 430 a.C. em Atenas, Grécia, durante o segundo ano da Guerra do Peloponeso. O primeiro registro encontrado na modernidade foi de Tucídides no seu "livro" História da Guerra do Peloponeso.
A peste de Atenas é como ficou conhecida a epidemia que atingiu a cidade de Atenas entre 430 a.C. e 427 a.C., causando grande mortalidade entre a população local. Os relatos contam os sintomas e a agonia dos que adoeciam e falam do desespero da população perante o caos que se instalou.
A peste de Atenas durou três anos e deixou um grande estrago na cidade grega. Especula-se que, pelo menos, 1/3 da população ateniense tenha morrido, algo em torno de 70 mil pessoas. Entre os mortos estava Péricles, um dos governantes atenienses mais conhecidos da história.
A peste negra foi uma pandemia que se estendeu de 1347 a 1353 e causou a morte de 50 milhões de pessoas na Europa.
Gripe Russa
Já em 1580, existem relatos da primeira pandemia de gripe, que se espalhou por Ásia, Europa, África e América. Séculos depois, em 1889, a Gripe Russa foi a primeira a ser documentada com detalhes, com proliferação inicial de duas semanas sobre o Império Russo e chegando até o Rio de Janeiro.
15 curiosidades que você vai gostar
A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.
Já o novo coronavírus foi inicialmente observado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, China. Os doentes tinham em comum o contato prévio com o mercado de Wuhan, conhecido por vender alimentos da cultura local, como animais considerados exóticos para ocidentais.
Gripe Espanhola (1918-1920) - A "gripe espanhola" foi uma pandemia do vírus influenza (H1N1) que, entre janeiro de 1918 e dezembro de 1920, infectou 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.
Qual era a cura da peste negra? Para curar da peste negra, não havia muito que fazer, a não ser isolar o doente. Mesmo assim, o contágio atingiu e matou os habitantes de aldeias inteiras, esvaziou mosteiros e assustou populações.
Como uma pessoa surda sente o mundo?
Como controlar minha intensidade?
Como usar caneta de insulina NovoPen?
Como saber se o relacionamento vai dar certo ou não?
Como funciona o financiamento da Caixa para o vendedor?
Onde guardar a caneta de insulina?
Qual o prazo para depositar o vale transporte?
Como interpretar a data de validade?
Como usar cartão de crédito de terceiros?
Como lidar com a inveja no local de trabalho?
Como o verbo assistir empregado na primeira fala Classifica-se quanto a transitividade?
O que fazer quando uma pessoa se faz de vítima?
Como o professor pode ajudar seu aluno a se tornar proficiente na leitura e na produção de um texto?
Como lidar com alunos explosivos como o do texto?
O que aconteceu com o tesouro sagrado do ban?
Como recuperar veículo apreendido pela Receita Federal?