Já na Umbanda, velas pretas estão relacionadas a entidades específicas como Pretos velhos, além de ser sagrada para orixás como Exú e Omolú.
A cor da vela dedicada a exu e pomba gira pode ser vermelha, preta ou bicolor (vermelha e preta).
Velas – preta ou vermelha e preta.
Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu. As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.
A cor predominante para as Pomba Giras Mirins é o vermelho, já para os Exús Mirins são: vermelho e preto.
43 curiosidades que você vai gostar
Assim como as demais linhas de umbanda, os Exus Mirins também são divididos em falanges, nomeados de acordo com suas áreas de atuação principais na vida dos seres humanos.
...
Nomes de Exu MirimExu Mirim Caveirinha;Exu Mirim Brasinha;Exu Mirim Estradinha;Exu Mirim Para-Raio.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
■
A primeira coisa a pensar ao alimentar um Exu Caveira é no azeite de dendê puro, por causa do Itã que fala sobre como o óleo matou sua fome, ao chegar na terra. Essa é a melhor opção, mas ele também gosta de milho torrado, batata ou chuchu.
Exu Caveira é uma falange de exus da Umbanda e da Quimbanda. É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido.
Qual o significado da palavra segregadas?
O que são sociedades personificadas?
Pode ter tatuagem para entrar na esa?
Devo esquentar o leite materno?
Explique detalhadamente o que é movimento?
Qual a diferença de arrear para arriar?