O Ultrassom renal é o exame de escolha para acompanhamento de pacientes com cálculos, pois fornece informações sobre o tamanho da pedra e sua localização dentro dos rins.
A cirurgia para pedra nos rins é utilizada apenas quando os cálculos renais têm mais de 6 mm ou quando a ingestão de medicamentos não é suficiente para os eliminar na urina.
No entanto, para confirmar a presença de pedras nos rins, deve-se fazer uma avaliação clínica dos sintomas com o médico urologista e fazer exames complementares como ultrassom, raio-X e exame de sangue. Exames para detectar pedra nos rins
Além disso, as pedras nos rins também podem ser causadas por doenças raras como a Hiperoxalúria primária ou secundária, por exemplo. Estas doenças promovem um acumulo de Oxalato no corpo devido a deficiências em algumas enzimas que iriam digerir este composto, acabando assim por sobrecarregar os rins, o que conduz ao surgimento de pedras.
Para saber mais sobre os cuidados alimentares para quem tem pedra nos rins veja: Alimentação para pedra nos rins. Em alguns casos, os pacientes podem optar pela cirurgia a laser para pedra nos rins, que consegue eliminar pedras até 5 mm, prevenindo que fiquem presas e provoquem dor.
Alguns remédios caseiros podem ser usados para tratar as pedras nos rins como, por exemplo, tomar o chá de quebra-pedra ou chá de hibisco, pois possuem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias que combatem a inflamação causada pela passagem destas pedras pelo trato urinário.
Quantos copos de água equivale a 2 litros de água?
Como reverter alcalose respiratória?
Qual horário de funcionamento da Caixa Econômica Federal 2021?
Quando pagar a entrada do imóvel usado?
Como saber se seu gato não gosta de você?
Qual a Pomba Gira do signo de aquário?
Quais os minerais que aumentam a testosterona?
O que determina o valor da fiança?
Como funciona a amortização de um empréstimo?
O que significa Sonhar que realizou uma conquista?
Sou bisneta de italianos eu tenho direito à cidadania?
Qual jóia baniu o Caveira Vermelha?