Se os sintomas sugerem que uma pessoa possa ter mieloma múltiplo, os principais exames laboratoriais que podem ser realizados são: Hemograma. O hemograma completo é um exame que mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.
Embora alguns pacientes com mieloma múltiplo não apresentem sintomas, os mais frequentes são: Problemas ósseos. Dor óssea, em qualquer osso, porém mais frequente nas costas, quadris e crânio. Fraqueza óssea no corpo todo (osteoporose) ou onde houver um plasmocitoma.
O mieloma múltiplo utiliza o Sistema de Estadiamento Internacional Revisado (RISS) que está baseado em quatro critérios:
Partindo desse conceito, o mieloma múltiplo é classificado em subtipos:
INTRODUÇÃO: o mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna de proliferação monoclonal e difusa de células plasmáticas na medula óssea comum no sistema esquelético. O sítio mais frequente é a coluna vertebral. O mieloma múltiplo pode provocar dor intratável, instabilidade e déficit neurológico na coluna vertebral.
Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de mieloma múltiplo é de 60%, isso significa que as pessoas portadoras de mieloma múltiplo têm, em média, 60% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.
A dor nociceptiva pode ser causada pelo câncer se espalhando para os ossos, músculos, articulações ou algo que bloqueie um órgão ou vasos sanguíneos. Dor neuropática – causada pela lesão efetiva de nervos; muitas vezes descrita como uma sensação pesada, de queimação, ou de dormência.
O mieloma múltiplo não tem uma causa específica, parecendo acontecer devido a alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.
Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de mieloma múltiplo é de 60%, isso significa que as pessoas portadoras de mieloma múltiplo têm, em média, 60% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.
Uma dose alta de melfalano seguida de transplante autólogo de células-tronco do sangue perifério também pode ser usada. (Ver também Visão geral dos distúrbios dos plasmócitos .) A incidência de mieloma múltiplo é de 2 a 4/100.000. A proporção homem:mulher é 1,6:1 e a idade média é por volta dos 65 anos.
As dicas a seguir podem ajudar você a manter o mieloma múltiplo sob controle: 1 Pratique exercícios para manter os ossos fortes 2 Beba líquidos, para manter-se hidratado e ajudar na prevenção de danos renais 3 Mantenha uma dieta equilibrada, conforme orientado pelo médico. More ...
Radioterapia, utilizada principalmente no tratamento de lesões sólidas (plasmocitomas). A quimioterapia inicial usada para tratar o mieloma múltiplo depende se você é considerado um candidato para o transplante de células-tronco e de seu perfil de risco individual.
Os sintomas do mieloma podem incluir: Fadiga e falta de força – a fadiga e falta de força são sintomas de anemia, ou seja, um número baixo de glóbulos vermelhos. A anemia pode ser provocada pela ocupação da medula óssea com demasiadas células mieloma o que diminui a produção de glóbulos vermelhos;
É muito caro viver em Luxemburgo?
Em que a psicoterapia pode ajudar?
Como mover todos os itens rápido no Minecraft?
O que gasta mais 2 ventiladores ou 1 ar-condicionado?
Como acabar com a poluição ambiental?
O que fazer com nervo do pé inflamado?
Quanto custa uma mamografia particular?
Como fortalecer articulações e tendões?
Quem foram os principais matemáticos gregos?
A informática tem origem na junção de duas palavras quais?
Com quantos anos tira a carteira de trabalho?
Como acompanhar protocolo de denúncia Disque 100?
O que acontece se não hidratar a pele do rosto?