O plebiscito sobre a divisão do estado do Pará foi uma consulta pública realizada em 11 de dezembro de 2011 à população paraense referente à divisão territorial da referida unidade federativa em três diferentes territórios: o próprio Pará e os novos estados Carajás e Tapajós, conforme ilustra o mapa acima.
O Estado do Tocantins foi criado após o desmembramento do norte de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado ao estado de Pernambuco.
O exemplo do último Estado formado no Brasil, o Tocantins, é usado pelos articuladores da criação das unidades de Carajás e Tapajós, para defender a mudança.
No caso do Tocantins, o último estado a ser criado no Brasil, foi o governo federal quem bancou.
Pernambuco é o estado mais antigo do Brasil. Localizado na região Nordeste, o estado, que faz divisa com Paraíba e Ceará, é uma das regiões mais antigas da Colônia Portuguesa e uma das capitanias mais ricas no período Brasil Colônia. Sua capital é Recife.
25 curiosidades que você vai gostar
O Estado de Tapajós representaria um desmembramento do Pará. O novo Estado teria 23 municípios, 8 deputados federais e 24 estaduais. Os livros de geopolítica do Brasil do futuro podem mostrar um país diferente, com 28 unidades federativas.
Pelo projeto de criação dos novos estados, Tapajós ocuparia 58% do atual território do Pará e teria 27 municípios. Carajás teria 25% do território com 39 cidades. O Pará remanescente ficaria com 17% do território.
Cana é o 28° estado da federação.
1534 - Capitanias hereditárias Em 1504, os portugueses começaram a dividir as terras que estavam sob seu controle em 14 capitanias hereditárias. Nomes como Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão e Ceará já eram usados na época.
Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. O alto clero era composto por elementos vindos das ricas famílias da nobreza, possuindo toda a sorte de privilégios, inclusive o de não pagar impostos. O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro.
A criação do estado do Tocantins ocorreu a partir do artigo 13º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Na ocasião o estado foi criado por meio da divisão de Goiás na porção norte.
O estado mais novo do Brasil é o Tocantins. Tem como limites a Bahia, a leste e sudeste; Piauí, a leste; Maranhão, a norte, nordeste e leste; Pará, a oeste e noroeste; Mato Grosso, a oeste e sudoeste; e Goiás, a sul; estando localizado a sudeste da Região Norte.
Pelo artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 05 de outubro de 1988, nascia o Estado do Tocantins.
Criado em 1988 pela Assembleia Nacional Constituinte, o Tocantins é o mais novo dos 26 estados do Brasil.
A precedência entre os Estados brasileiros é determinada pela ordem de constituição histórica e existência do estado de forma contínua sob soberania brasileira (ou portuguesa no caso de estados reconquistados de invasores estrangeiros durante a era colonial ou criados antes da independência brasileira): Bahia (1534)
As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa.
- Até a proclamação da República, em 1889, apenas duas províncias foram criadas: a do Amazonas, desmembrada do Pará, e a do Paraná, desmembrada de São Paulo. - Em 1828, a província Cisplatina conseguiu sua independência e virou o Uruguai. Com a República, as províncias viraram Estados.
Em 1621 o Brasil foi dividido em dois Estados: Estado do Maranhão, capital São Luís; e Estado do Brasil, capital em Salvador.
O Brasil tornou-se uma república em 15 de novembro de 1889. Desde então existiram seis diferentes repúblicas na história do nosso país.
A partir de 1960, ano da inauguração de Brasília, rolaram as últimas mexidas que deixaram o Brasil com a cara que tem hoje, com seus 26 estados mais o Distrito Federal. Criado naquele ano para abrigar a nova capital, o Distrito Federal não é um estado, mas um território autônomo com regiões administrativas.
A capital do novo estado seria a cidade de Marabá, que possui atualmente 283.542 habitantes (IBGE 2020). A região proposta é marcada por graves conflitos agrários que geram muitos entraves socias para o desenvolvimento local. Carajás teria um PIB que corresponde a aproximadamente 28% do PIB do Pará.
O Tapajós é uma proposta separatista no estado do Pará, mais especificamente, das regiões do Baixo Amazonas e do sudoeste paraense. A capital proposta para o estado é Santarém, que segundo o IBGE possui 306 480 habitantes (2020).
A região do Tapajós é composta pelas seguintes Cidades Digitais: Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.
São elementos da responsabilidade civil subjetiva do empregador?
Como iniciar o planejamento escolar?
O que mais causa gordura no fígado?
Como saber o ISSN de um evento?
Qual a porcentagem de encolhimento do linho?
Como resgatar código da Google Play 2021?
Quais são as 4 principais expressões da arte?
Não foi possível iniciar o EPSON scanner?
Quanto tempo o INSS libera o empréstimo consignado?
Quais as características que correspondem a obra dos doze profetas?
O que significa a cor azul no casamento?
Quais são as seções de um artigo?
Qual é a água mais cara do Brasil?