Contadores de histórias, mensageiros oficiais, guardiões de tradições milenares: todos esses termos caracterizam o papel dos Griots, que na África Antiga eram responsáveis por firmar transações comerciais entre os impérios e comunidades e passar aos jovens ensinamentos culturais, sendo hoje em dia a prova viva da força ...
O termo griot vem da palavra guiriot, em francês e da palavra criado, em português. Franceses e portugueses realizavam trocas comerciais com países da África Ocidental, transformando algumas palavras tradicionais em expressões nas línguas dos colonizadores. ... Antigamente, os griots eram os conselheiros dos reis.
O movimento griô transmite ensinamentos, de geração em geração, por meio da oralidade. ... O griô se baseia na tradição oral para a transmissão de vivências e saberes culturais de uma comunidade.
A palavra griot é uma denominação francesa dada pelo colonizador – em português, seria o equivalente a “criado”. ... No século XIII, o Imperador do Mali Sundjata Keita tinha como griot Balla Fasséké, considerado o criador da linhagem Kouyaté, da qual Hassane também faz parte.
Assim, a sabedoria dos africanos contadores de histórias, que são considerados como guardiões da memória, sua tradição e história, é perpassada por muitos séculos através da oralidade, que é baseada na palavra, sendo transmitidas por meio de contos, canções, lendas, mitos, que reforçam a cultura do grupo ou comunidade, ...
Griots famosos
Griot, jali ou jeli, é o indivíduo que na África Ocidental tem por vocação preservar e transmitir as histórias, conhecimentos, canções e mitos do seu povo. Existem griots músicos e griots contadores de histórias. Ensinam a arte, o conhecimento de plantas, tradições, histórias e aconselhavam membros das famílias reais.
“Tripla é pois a casa de Deus, que se crê uma: enquanto uns rezam, outros combatem, outros ainda trabalham, os três grupos estão juntos e não suportam ser separados(...)”
Nas línguas africanas, Griots são referidos por uma série de nomes: Jeli nas áreas ao norte de Mandê, Jeli nas áreas ao sul de Mandê. A África é um continente muito extenso que abriga um grande número de povos e culturas com características distintas. Mesmo com tanta diversidade, existem elementos comuns muitos povos africanos.
O termo griot tem origem no processo de colonização do continente africano, sendo a tradução para o francês da palavra portuguesa criado.
Aqui no Brasil, podemos ver semelhanças entre os Griots e os repentistas, que também se utilizam da oralidade para transmitir cultura. Em sociedades africanas marcadas pela escravidão, os sujeitos foram classificados como objetos sem memória a serem liderados pelos que detinham a razão.
Mesmo com tanta diversidade, existem elementos comuns muitos povos africanos. Um deles é griô. Ele é ele é o contador de historias que ensina as lendas e os costumes de seu povo. Muito antes da invasão dos europeus naquele continente o griô já existia e transmitia seus ensinamentos.
Qual o melhor chá para estômago inflamado?
Qual a diferença entre rosca esquerda é rosca direita?
Como aumentar a inteligência espiritual?
Qual a importância do planejamento organizacional para o sucesso das empresas?
Como a Hinata morre Tokyo Revengers?
Qual a origem do termo hospitalidade?
O que faz um gerente comercial B2B?
Pode fazer exercícios descalço?
Quem já Morreu em O Bem-amado?
Quais são os motivos para fazer um script de vendas?
Quantas plantas medicinais existem no Brasil?
Quais os efeitos colaterais da acerola?
Como saber se a camisa da NBA e original?