Em 1961, portanto, constituiu-se a Aliança para o Progresso, um programa de ajuda externa voltado para a América Latina, cujo principal objetivo, mesmo parecendo pretexto, foi promover o desenvolvimento econômico por meio da colaboração financeira e técnica aos países latino-americanos.
A Aliança para o Progresso foi um projeto político executado pelo governo dos Estados Unidos durante a presidência de John F. Kennedy. O objetivo era integrar os países da América nos aspectos político, econômico, social e cultural frente à ameaça soviética, vista como um regime comunista no continente.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar internacional fundada em 1949. No contexto de sua fundação, ocorrida durante a Guerra Fria, seu objetivo era estabelecer um pacto militar entre os países do Tratado do Atlântico Norte contra o avanço da influência socialista.
Recebeu o nome de Operação Pan-Americana (OPA) uma iniciativa da diplomacia brasileira, sob o governo de Juscelino Kubitschek e que tinha como objetivo unir todos os países do continente americano em torno de um projeto de desenvolvimento social e econômico de todo o continente, combatendo assim a pobreza, o ...
Na Carta de Punta del Este ficaria acordado que a ajuda do programa norte-americano seria acompanhada do compromisso, pelos países signatários, de formular planos de desenvolvimento nacionais, implementar projetos conforme esses planos e adequar seus esforços de desenvolvimento à estrutura geral delineada pela ajuda ...
44 curiosidades que você vai gostar
A Aliança para o Progresso inclui entre os objetivos acabar com o analfabetismo até 1970, fazer a reforma agrária, distribuir renda, evitar a inflação e promover a industrialização.
Relações entre Cuba e Estados Unidos são as relações diplomáticas estabelecidas entre a República de Cuba e os Estados Unidos da América. ... Rompidas em 3 de janeiro de 1961, dois anos após a vitória da Revolução Cubana e Fidel Castro, foram restabelecidas em 17 de dezembro de 2014.
A Operação Pan-americana (OPA), lançada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1958, teve o conflito bipolar entre as superpotências (Estados Unidos e União Soviética) como cenário internacional.
O pan-americanismo ou hispano-americanismo foi um movimento que visava unificar todos os territórios da América espanhola, formando um só Estado.
1. Doutrina que defende a união ou aliança política de todos os países da América. 2. Cooperação das nações americanas entre si, em todos os assuntos de natureza política ou económica .
QUAIS ERAM OS OBJETIVOS DOS EUA E DA URSS NA GUERRA FRIA? A União Soviética tinha, em geral, objetivos mais tangíveis, como o território, enquanto os Estados Unidos tinham objetivos mais intangíveis, buscando estabelecer os rumos gerais da política internacional.
A União Soviética fez o Plano Comecon, que buscava auxiliar financeiramente a Europa após a guerra, esperando o apoio dos países europeus a Moscou. ... Surgia assim o Plano Marshall, que, além de auxiliar a Europa, pretendia aproximar seus países dos Estados Unidos, afastando a influência soviética no continente.
O Plano Marshall foi um plano econômico elaborado pelos Estados Unidos e países aliados com o objetivo de auxiliar economicamente a Europa Ocidental durante os anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. O plano disponibilizou um empréstimo financeiro para ajudar na recuperação dos países devastados durante a guerra.
A Aliança do Norte lutou uma guerra defensiva contra o governo Talibã entre 1996 até 2001. O grupo recebeu apoio (político e militar) da Índia, Rússia, Irão, Turquia, Tajiquistão e outros países, enquanto os Talibã eram apoiados, armados e treinados pelo Exército do Paquistão e o ISI.
A Aliança Liberal foi uma aliança política no Brasil efetuada no início de agosto de 1929 por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul com intuito de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência nas eleições de 1 de março de 1930, em oposição a Júlio ...
A Doutrina Truman tinha como objetivo impedir a expansão do socialismo, especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis. Doutrina Truman é o nome dado a uma política externa implantada durante o governo Truman e direcionada ao bloco de países capitalistas no período pré-Guerra Fria.
Esse movimento tinha como intenção primordial promover o intercâmbio cultural, científico, político e econômico entre os países do continente americano. Retomado di- versas vezes ao longo da história sob o comando de va- riados líderes, o pan-americanismo se consolidou como política externa governo norte-americano.
As raízes: o Congresso do Panamá (1826)
O Congresso do Panamá é o marco inicial da história do pan-americanismo. Convocado por iniciativa de Bolívar, realizou-se entre 22 de junho e 15 de julho de 1826, com a presença de delegados de países centro e sul-americanos recém independentes, além de observadores europeus.
A proposta foi encabeçada por Simon Bolívar, um dos mais atuantes líderes da independência da América Espanhola. Contudo, o ideal pan-americanista de Simon Bolívar foi refutado por três importantes nações da época: o Brasil, Os Estados Unidos e a Inglaterra.
Defendendo a tese de que a estagnação e a miséria constituíam potencial de subversão bem mais perigoso que uma virtual ameaça soviética ou chinesa, em discurso de 20 de junho de 1958 aos embaixadores latino-americanos acreditados no Rio de Janeiro, Kubitschek lançou a idéia da Operação Pan-Americana (OPA).
Juscelino foi o último presidente da República a assumir o cargo no Palácio do Catete. Foi empossado em 31 de janeiro de 1956, e governou por cinco anos, até 31 de janeiro de 1961. Seu vice-presidente, eleito também em 3 de outubro de 1955, foi João Goulart.
A Revolução Cubana foi conduzida por Fidel Castro, líder de uma guerrilha instalada no interior do território cubano. ... Os americanos, insatisfeitos, romperam relações com Cuba e tentaram derrubar o governo cubano em 1961. A quebra de relações com os EUA resultou na aliança dos cubanos com a União Soviética.
Tudo começou em 1960, quando o presidente norte-americano Dwight Eisenhower impôs um bloqueio ao comércio com a Ilha, após atritos entre refinarias norte-americanas e o irredutível governo revolucionário. O bloqueio de Eisenhower, no entanto, não incluía alimentos e nem insumos médicos.
O grupo de Fidel era nacionalista e, pela dinâmica da revolução, nacionalizou bancos e empresas estrangeiras, desapropriou as grandes propriedades de monocultura e realizou uma reforma agrária, o que provocou vários conflitos com os norte-americanos, donos de empresas e de grandes extensões de terra.
A Doutrina Monroe foi proferida pelo presidente James Monroe no dia 02 de dezembro de 1823, no Congresso norte-americano. Em seu pronunciamento, James deixou claro que o continente não deveria aceitar nenhum tipo de intromissão europeia sobre quaisquer aspectos, isto é, “América para os americanos”.
Que frutas cachorro não pode comer?
Qual o consumo de energia de um estabilizador?
Como ficou a margem do consignado em 2021?
Como passar um trabalho para PDF?
Qual é o tipo de reprodução das algas?
Quantos pontos precisa para passar na prova de legislação?
Quanto tempo demora prova de função pulmonar?
Quais são as habilidades de SlenderMan?
Quais os pratos típicos de cada região brasileira?
Como saber se um homem esta interessado em vc?
Como imprimir 2 paginas por folha no adobe reader?