A obra nos mostra o modo como se configurava o “Método B.H” que foi entendido como caminho e meio para sair das dificuldades do momento, tendo como objeto de pesquisa a classe oprimida e, como objetivo principal, a transformação da sociedade e do homem por meio da conscientização, capacitação e organização.
Fundamental contextualizar que o método BH está situado no Movimento de Reconceituação do serviço social que tem três fases: Modernização Conservadora, Reatualização do conservadorismo e Intenção de ruptura.
A intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional, teve como marco principal a Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, responsável pela formulação do Método Belo Horizonte, mais conhecido como BH.
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.
A terceira perspectiva é a intenção de ruptura, esta almejava romper totalmente com o Serviço Social tradicional, propunha uma quebra quer com seus procedimentos metodológicos, ideológicos e teóricos, com o seu conservadorismo, a tradição positivista.
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.
Desta forma o Serviço Social neste primeiro momento se apresentava como reprodutor das formas tradicionais do início da profissão, com uma prática paliativa, caritativa, assistencialista, prática essa reforçada pela autocracia burguesa.
Com a Proclamação da República, em 1889, os moradores republicanos do local sugeriram a mudança do nome da localidade para Belo Horizonte. Anos depois, com o declínio da capital Ouro Preto, o governo buscou alternativas para instalar uma nova capital. Entre cinco cidades mineiras sugeridas, Belo Horizonte foi a escolhida.
Na década de 20 a indústria ganhava impulso, inauguravam-se grandes obras, e surgiam novos bairros, a maioria sem planejamento. Em 1929, numa região pacata e tranquila formada pelos cruzamentos da Avenida Augusto de Lima com as ruas Santa Catarina, Goitacazes e Curitiba, era inaugurado o Mercado Municipal de Belo Horizonte.
O clima é ameno e agradável, com temperatura média de 21º C (graus centígrados). Belo Horizonte é também porta de entrada para importantes cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Sabará, Congonhas e Tiradentes.
Na época de sua inauguração, o cinema impressionava como um dos mais altos prédios da capital, com seus 11 andares, incluindo um mirante no terraço. Importante exemplar da arquitetura art déco da década de 30, o prédio inaugurou a era do concreto armado em Belo Horizonte, com soluções de engenharia.
Como segurar a palheta do jeito certo?
Como secar roupa de cama rápido?
Como tirar gordura do botão do fogão?
Como saber que o útero tá baixo?
Como secar o trigo para quibe?
Como faço para juntar duas páginas no Facebook?
Como usar o aplicativo Conexão Escola?
O que fazer para secar o chão rápido?
Quanto tempo demora para desinflamar unha encravada?
Como usar o app Caixa trabalhador?
Como escrever graus Celsius corretamente?
Quando foi criado o Homem-Aranha?
Como escreve 149600000 km em egípcio?