Zoroastrismo: religião persa O zoroastrismo foi uma crença religiosa difundida pelo profeta persa Zoroastro nos séculos VII e VI a.C.
A religião persa antiga, conhecida como masdeísmo, caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda (ou Ormuz-Mazda) e Arimã (ou Angro Mainyush). Os princípios do masdeísmo foram compilados no Zend-Avesta (ou mesmo Avesta).
O nome da religião surge em decorrência do seu fundador, o profeta Zoroastro (628 a.C. e 551 a. C.), também conhecido como Zaratrusta, o qual, fundindo as crenças populares com os seus ensinamentos, deu origem ao Zoroastrismo.
Na arte, os persas receberam grande influência dos egípcios e dos mesopotâmicos. Fizeram construções em plataformas e terraços, nas quais utilizaram tijolos esmaltados em cores vivas. No plano religioso, distinguiram-se por uma religião que ainda hoje é praticada em algumas partes do mundo: o zoroastrismo.
Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes".
27 curiosidades que você vai gostar
A principal religião do Brasil, desde o século XVI, tem sido o catolicismo romano. Ela foi introduzida por missionários jesuítas que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses nas terras do país recém-descoberto.
Os persas construíram grandes obras arquitetônicas e seus seus palácios, além de grandes, eram bastante luxuosos. Os mosaicos e as pinturas retratam os feitos dos imperadores assim como os deuses. Ainda hoje, a cultura persa é famosa pelos belos tapetes persas reconhecidos em todo o mundo.
Os persas eram sedentários e agricultores, viviam em conflito e oprimidos pelos vizinhos, os Medos. A partir de 559 a.C, surge um nobre chamado Ciro, este se tornou o fundador do Império Persa. Ele primeiramente dominou os Medos, mas foi ao conquistar a Lídia que Ciro se transformou em o grande rei Ciro.
Havia dois deuses antagónicos, Angra-Mainyu (das Trevas e da Morte) e Ahura-Mazda (criador da Vida).
O que comemora dia 21 de dezembro?
Quem tem diabetes têm direito à isenção do IPVA?
Como saber se o Whats foi clonado iPhone?
O que é bom para acabar com ferrugem?
Quem comprou a McLaren Senna no Brasil?
Como elaborar uma tabela de preços de frete?
Quais são os 6 tipos principais de empreendedorismo?
Qual cantor de funk mais rico do Brasil?
O que estimula o crescimento das raízes?
Qual é a finalidade da oração?
Qual a diferença da linfóide e da mieloide?
Qual massa é usada para funilaria?
Pode intercalar dipirona e ibuprofeno de 3 em 3 horas?
É possível se formar em Direito em 4 anos?
Qual é a importância da adaptação?