Tupã
Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.
A maioria da aldeia é crente”, resumiu o líder indígena. Antes adeptos da cultura em que o Deus era a natureza, os índios da aldeia Kumenê passaram a acreditar em Jesus Cristo. A consolidação da religião protestante na tribo não é recente.
Tupã, então, criou a humanidade (de acordo com a maioria dos mitos guaranis, eles foram, naturalmente, a primeira raça criada, com todas as outras civilizações nascidas deles) em uma cerimônia elaborada, formando estátuas de argila do homem e da mulher com uma mistura de vários elementos da natureza.
Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma. Os índios possuíam uma noção da existência de uma força, de um Deus superior a todos.
Os índios adoravam vários deuses, admitiam uma trindade superior composta por Guaraci (o sol), Jaci (a lua) e Perudá ou Rodá (deus do amor). O chefe religioso da aldeia era o pajé, que possuía poderes mágicos. Adoravam as forças da natureza (vento, chuva, relâmpago, trovão) e tinham medo dos maus espíritos.
Tupã, Jaci, Sumé e outros divindades consideradas as mais poderosas entre os deuses indígenas brasileiros. Por isso, é comum que nomes como Tupã, Guaraci e Anhangá passem batido para você. ...
Os principais deuses indígenas da cultura brasileira Tupã, Jaci, Sumé e outros divindades consideradas as mais poderosas entre os deuses indígenas brasileiros.
Além dos tupis e dos guaranis – dois dos grupos mais importantes –, ianomâmis, araras e dezenas de outros povos deixaram um legado mitológico que permanece vivo até hoje entre os mais de 450 mil índios que habitam nosso território. A seguir, conheça algumas dessas divindades:
O contato com a mitologia nórdica e também com a dos povos andinos – maias, incas e astecas – também é uma onda de prazer. Todas elas são bem representadas na televisão, no cinema, na literatura e nos mais diversos lugares. Mas você, por algum acaso, já ouviu falar da mitologia indígena brasileira?
Os índios procuravam explicar o que observavam através destas lendas. Vejamos três delas: Mito da Criação - Tupã, com a ajuda da deusa Araci, haveria descido à terra em um monte da região do Aregúa (Paraguai) e deste local, haveria criado tudo que existe (mares, florestas, animais, etc) e colocado as estrelas no céu.
Qual foi o chute mais rápido da história do futebol?
Pode dormir com spray fixador no cabelo?
O que acontece quando o pâncreas não produz insulina?
Quais são os elementos da ação no novo CPC?
São legitimados para propor a ação civil pública exceto?
Quando uma pessoa volta a ser réu primário?
Qual é a segunda cidade mais velha do mundo?
O que é declaração insuficiência?
Quantos usuários tem o Instagram?
Quanto tempo devo esperar para colocar o peixe no aquário?
Como conseguir passagem gratuita para tratamento médico?
Quem tem direito a receber o Bolsa Família?
Qual a diferença entre reunião e assembleia nas sociedades limitadas?
Quando ir para o deserto de sal?
O que pode gerar conflitos no trabalho?