Os equipamentos utilizados para este método de esterilização são as autoclaves. Estas constituem-se basicamente de uma câmara em aço inox, com uma ou duas portas, possui válvula de segurança, manômetros de pressão e um indicador de temperatura.
A tecnologia de esterilização por Vapor Saturado Sob Pressão é destinada aos materiais termorresistentes utilizados na assistência à saúde. O mecanismo de ação desta tecnologia é a termocoagulação e a desnaturação de enzimas e proteínas estruturais das células microbianas.
Autoclave (vapor saturado sob pressão)
Indicada para a esterilização de instrumentos de plástico, termoplástico, borracha, fibra, tecido, acrílico e aço.
Vapor saturado sob pressão
Esse tipo de esterilização utiliza autoclaves para a realização do processo. Ele pode ser subdividido em outros dois tipos também comuns, o vapor úmido e o vapor superaquecido.
Vapor saturado (seco) é produzido quando água é aquecida até o ponto de ebulição (aquecimento sensível) e então vaporizada com calor adicional (aquecimento latente). Se este vapor é então aquecido acima do ponto de saturação, ele se torna vapor superaquecido(aquecimento sensível).
27 curiosidades que você vai gostar
A diferença entre o vapor saturado e o vapor superaquecido é que o vapor saturado está pronto para condensar, ou seja, se retirarmos mais um pouco de calor ele irá condensar. O vapor superaquecido está longe de condensar, podemos retirar um pouco do calor dele, mas isso apenas iria diminuir a sua temperatura.
É o processo utilizado por meio de equipamento denominado autoclave, para tornar o material isento de toda forma viável de microorganismos, utilizando três parâmetros essenciais: tempo, temperatura/pressão e qualidade de vapor para obtenção de resultado.
A esterilização por processos físicos pode ser através de calor úmido, calor seco ou radiação. A esterilização por radiação tem sido utilizada em nível industrial, para artigos médicos-hospitalares. Ela permite uma esterilização a baixa temperatura, mas é um método de alto custo.
Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).
Como calcular o percentual de diferença entre dois valores no Excel?
Qual aplicativo para saber quando engravidar?
Como medir o passo de um fuso?
O que é período aquisitivo de férias exemplo?
Quais são os substantivos coletivos?
Qual a relação entre identidade e individualismo?
O que é o oposto complementar?
Como modo de produção também pode ser chamado?
Como deve ser o atendimento do profissional da saúde para pacientes com deficiência múltipla?
Quem tem hérnia de disco pode se encostar pelo INSS?
Como a língua inglesa chegou na Jamaica?
Como saber a comarca competente?
Como se dá a reprodução dos fungos?
Como o mecanismo da lidocaina pode acontecer?