É uma tradição comer feijoada no dia 23 de abril, dia de São Jorge – para cristãos católicos – e dia de Ogum ou Oxóssi – para as religiões de matriz africana. Pra gente entender por que o dia de São Jorge é comemorado com feijoada: O feijão preto é uma das oferendas que podem ser servidas ao orixá Ogum.
— O feijão é uma das oferendas que podem ser servidas a Ogum, por isso a feijoada é como um banquete, além de remeter à festa — explica Renatão do Quilombo, líder comunitário do Quilombo do Grotão, casa que vai oferecer, de hoje a domingo, feijoada com roda de samba em homenagem a São Jorge.
Omolu: èwà dúdú epo: feijão preto no dendê.
Feijoada de Ogum – Cassoulet
No ICA a feijoada servida é o cassoulet, prato frânces que leva em sua receita feijão branco, carnes, especialmente a de ganso ou pato. Algumas versões utilizam cordeiro. Já as mais tradicionais aderem as linguiças, carnes de porco como o paio, bacon e costelinha.
É uma tradição: para os devotos de São Jorge ou Ogum, a depender da religião, comer feijoada é programa certo no dia 23 de abril. Apesar de não ter origem exata aqui, o prato representa muito a cultura brasileira e se tornou uma espécie de instituição gastronômia, claro, entre os cariocas.
17 curiosidades que você vai gostar
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá.
Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. Sendo geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração.
Após todo o feijão estar bem torrado, vá colocando-o no alguidar. Opcionalmente você pode forrar o alguidar com folhas de Peregum.
Para pedir uma mesa sempre farta. Asse as espigas preferencialmente sobre a brasa de carvão.
Ao orixá Nanã são oferecidos efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata-roxa.
O primeiro passo para saber se sua oferenda foi aceita é esperar a decisão dos orixás do mundo espiritual. Eu sei que essa parte de esperar é difícil, pois você quer saber se seu pedido e suas intenções vão se concretizar, entretanto essa etapa é fundamental.
Caso você seja filho de Oxum, senhora das águas doces, as principais quizilas são peixes de água doce, camarão vermelho, pombo, tangerina, carcaça de galinha, cavalinha, entre outros trazidos nesse artigo.
Ouça em voz altaPausarModo de preparar: De véspera, deixe o feijão fradinho de molho em abundante água. No dia seguinte, escorra a água e coloque o feijão em uma panela com água. Cozinhe em fogo baixo até o feijão ficar macio. Escorra e reserve.
E assim, começa a tradição do “feijão de Procópio” ou da “feijoada de Ogum”, uma nova comida consagrada no candomblé da Bahia.
Vamos lá!Cozinhe o cará ou inhame com casca até ficar bem macio.Espere esfriar e, quando isso acontecer, tire a casca com bastante cuidado.Utilize um alguidar para colocar o cará dentro.Coloque os palitos espalhados em toda a superfície do caráRegue com o mel de abelha e azeite de dendê
De acordo com Pierre Verger, o arquétipo de Ogum é o das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas. Das pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente.
Qualidades de Ogum na Umbanda:Ogum Matinata.Ogum Beira-Mar.Ogum de Lei Ogum Yara.Ogum Malê ou Malei.Ogum MegêOgum Rompe-Mato.Ogum Sete-Espadas.Ogum Sete-Ondas.
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.
Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.
Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
InstruçõesPreaqueça o forno a 180 graus.Com o auxílio de uma peneira, lave o feijão fradinho já cozido em água corrente. ... Em uma assadeira, distribua o feijão, regue com azeite de oliva e tempere com sal, páprica defumada e alho em pó (ou os temperos que preferir). ... Leve para assar até que o feijão fique crocante.
Ogum é o orixá guerreiro, da luta. Diário – Qual é a oferenda que deve ser feita para homenagear Ogum? Everton – Uma bandeja com cerveja branca e uma costela assada sem sal e com sete ossos.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Como funciona uma catraca manual?
Como instalar o sensor de presença para iluminação?
Quais foram as consequências da Festa do Chá de Boston?
O que deve fazer antes de colocar o DIU?
O que foi o Governo Provisório de Vargas?
Como ficou a divisão da Índia após a independência?
O que se tornou símbolo do manguebeat?
Quem criou o handebol é em qual ano?
Qual a principal consequência do Tratado de Methuen?
O que foi a arte de Pina Bausch?
Quando o corpo volta ao normal depois da gravidez?
Como enriquecer a longo prazo?
Como ficou a nova reforma da aposentadoria?
Como está o Vale do Anhangabaú hoje?