Oiá (em iorubá: Oyá), também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.
Essa divindade feminina da cultura iorubá está relacionada com os elementos fogo e ar, e com o trânsito dos eguns (espíritos dos mortos) para o plano espiritual, dirige os ventos e as tempestades.
Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos.
Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
28 curiosidades que você vai gostar
Iansã é quem assopra o fogo da forja de Ogum, representando que só com o uso das forças da natureza o homem alcança a evolução. Iansã junto com Xangô vibram na força do fogo, e o vermelho das velas trazem a mensagem do fogo que constrói, transforma e faz crescer, mas que também pode queimar.
Iansã - Veste roupa vermelha com duas correntes na cor cobre. Dois ibôs (chifres), espada (âbebê), coroa, orukerê (espanador) na cor cobre.
Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Iansã Dona de emoções muito intensas, esta orixá sente prazer ao receber velas brancas e amarelas. Iansã também aprecia ser presentada com cerejas, rosas e palmas amarelas. Para realizar oferendas a ela, procure campos abertos.
Ela é conhecida como a senhora das tempestades, o que coincide muito com a personalidade de quem vibra em sua energia: instável, forte e magnética. Ao contrário de seu marido, Xangô, Iansã possui grande relação com o mundo dos mortos, o que a envolve em uma grande aura de mistério.
Orações para Iansã
Mãe Iansã, cubra-me com seu manto sagrado, E leve com a força dos seus ventos tudo que não presta para bem longe. Não destrua o amor que há em nossos corações. Mãe Iansã, em vós eu creio, espero e confio!
O nome Iansã foi dado por Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer a mãe do céu rosado ou a mãe do entardecer. Oyá é conhecida como a rainha dos raios, senhora das tempestades, rainha guerreira e esposa de vários Orixás, especialmente Orixá Xangô e Orixá Ogum.
Os filhos de Iansã normalmente são pessoas com um magnestismo pessoal muito forte, com postura alongada e imponente. Carismáticos e fortes, atraem o olhar por onde vai, e eles adoram essa atenção toda ao seu redor, pois gostam de ser paparicados e elogiados.
O número 9 é sagrada a Iansã, nove também são as qualidades de Iansã e 4 são as Oyás de culto Igbalé. Senhora dos ventos, dos tufões, das nuvens de chumbo, tempestades, das águas agitadas pelo vento, águas do seu rio Níger, onde é cultuada.
É considerada mãe de todos os demais ORIXÁS. É o Orixá dos mares, das águas salgadas. Yemanjá sempre protege seus filhos contra as mágoas, Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe, grande absorvedora de energias negativas.
Iansã, sua ventania é minha direção, seu raio é minha luz. Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.
Vale lembrar que se em sua casa ou Terreiro você faz oração para Iansã de outra forma, com mais, menos ou até com outras palavras e versos, fique tranquila (o). Não existe certo ou errado e sim o seu desejo de se conectar com a energia espiritual do (a) Orixá.
Filhos de Iansã no amor
Eles não costumam trair seus parceiros amorosos, mas gostam de fazer jogos de sedução. É algo que é maior do que eles, simplesmente não conseguem controlar o charme que esbanjam. Essa característica frequentemente traz problemas para seus relacionamentos.
Orixá Iansã Flores Vermelhas e Amarelas.
Então conheça, aqui, as ervas de Iansã favoritas e como usar cada uma.Acoko ou Akoko.Alface.Alteia ou Malvarisco.Amoreira.Bambu.Branda Fogo.
Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho. Embrulhando-se em folhas de bananeira previamente aquecidas. Cada embrulho leva um camarão seco inteiro.
Oyá Bagan é representada por Santa Bárbara, protetora dos fracos, mineradores e bombeiros. Seu dia consagrado é a quarta-feira, ótimo dia para marketing e comunicação. Comida: Èwà abegìrí eran màlúù - feijão fradinho com carne de boi, temperado no dendê com cebola ralada e camarão seco.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
“Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia. Thauane completa dizendo que todos utilizam a cor branca, por esta representar Oxalá, o pai de todos.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Qual o melhor antibiótico para infecção pulmonar?
Quais são as causas da nulidade absoluta?
É possível anular um casamento na Igreja Católica?
Qual a melhor marca da toxina botulínica?
Como está um bebê de 5 meses dentro da barriga?
Quais regimes O Brasil já teve?
Quais os problemas sociais gerados pelo crime organizado?
Por que é importante desenvolver habilidades?
Quais são as características do poder de polícia?
Quantas são as missões de Red Dead Redemption?
O que faço para limpar meu fígado?