Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.
Podem variar entre cinco e nove tipos, sendo que os mais estudados são a narração, a argumentação, a descrição, a injunção e a exposição.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Alguns exemplos de gênero textual são: bilhete, reportagem, resenha, carta, romance, conto, receita, bula e assim por diante. ... Constituem, dessa forma, práticas discursivas nas quais podemos identificar um conjunto de gêneros textuais próprios de uma rotina comunicativa.
Para melhor definir gênero textual, Marcuschi (2002) recorre ao termo "domínio discursivo". E, assim, classifica os domínios discursivos em: científico, jornalístico, religioso, saúde, comercial, industrial, instrucional, jurídico, publicitário, lazer, interpessoal e ficcional.
Os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem. Qualquer manifestação verbal organiza-se, inevitavelmente, em algum gênero do discurso, seja uma conversa de bar, uma tese de doutoramento, seja linguagem oral ou escrita.
Domínio discursivo constitui muito mais uma “esfera da atividade humana” no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indica instâncias discursivas (por exemplo: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso etc.).
Para melhor definir gênero textual, Marcuschi (2002) recorre ao termo "domínio discursivo". ... Entende-se, assim, que o gênero textual consiste na ação pela linguagem ou realidade discursiva, que se define por meio de intenções e objetivos comunicativos.
Os gêneros textuais estão presentes no nosso dia a dia muito mais que imaginamos. Muito além de serem “cobrados” no Enem, concursos, em provas escolares, na área acadêmica ou na vida profissional, eles são essenciais em todas as áreas e ajudam bastante no desenvolvimento da carreira e comunicação. Quer saber o que são e quais são eles?
Aprenda sobre como os gêneros textuais podem ser classificados e mande super bem no Enem e em outros vestibulares. Os gêneros textuais são textos que encontramos diariamente na nossa vida.
São exemplos de gêneros textuais descritivos: Diário. Relatos (viagens, históricos, etc.) Biografia e autobiografia. Notícia. Currículo. Lista de compras. Cardápio. Anúncios de classificados.
Veja as principais características de cada um deles: Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.
O que é o fogo do Espírito Santo?
Quando foi criada a primeira televisão?
Como foi feito o som dos dinossauros em Jurassic Park?
Como pegar a licença de pesca definitiva?
Como funciona a lâmpada que tem câmera?
Como foi descoberto o milho de pipoca?
Como saber se sua guitarra está afinada?
Como se acalmar depois de uma discussão?
Quem foi o primeiro rei da Inglaterra?
Como ocorreu o processo de interiorização do território brasileiro resumo?
Como saber se o seu Windows é original?
Como saber se a lâmpada e amarela ou branca?
O que fazer quando a gengiva do bebê começa a coçar?
Como saber se a lâmpada é original?
Quais as complicações da infecção urinária?
Quais os tipos de surtos de meningite?