A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe.
Articulação acromioclavicular e esternoclavicular É uma articulação sinovial em sela. Há um disco cartilaginoso entre as duas faces, que ajuda a articulação a mover-se melhor, reduzindo a incongruência das superfícies e absorvendo o choque transmitido através do membro superior para o esqueleto axial.
O ombro é a articulação complexa que liga a cintura escapular ao membro superior. É formado por quatro articulações separadas e por um complexo de músculos.
A articulação do ombro consiste na cabeça umeral e no soquete (cavidade glenóide). O soquete é parte da lâmina do ombro (escápula/omoplata) e é alargado pelo labrum glenoidal, um “lábio” de fibrocartilagem.
Articulações do ombro
Segundo Hislop e Montgomery (2008), os músculos responsáveis pela abdução do ombro são o músculo deltóide (fibras médias) e o músculo supra-espinhoso. O músculo deltóide tem origem na escápula, exatamente no acrômio, e se insere no úmero, região do tubérculo deltóide.
Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Os movimentos permitidos por esta articulação estão relacionados à rotação interna e externa do ombro, além de abdução, adução, flexão e extensão.
Ao todo são quatro ligamentos que atuam nessa região:
Resumo sobre músculos do ombro: deltóide, supraespinhal, infraespinhal e mais
Os movimentos na articulação do ombro estão representados pelos movimentos do braço. Essa articulação é do tipo esferoidal sinovial, que oferece a maior amplitude de movimento e potencial de mobilidade entre todas as articulações do corpo.
Este compromisso entre mobilidade e estabilidade significa que a articulação do ombro está propensa a lesões, uma vez que grande parte da estabilidade da articulação do ombro depende dos ligamentos e músculos que envolvem a articulação. A articulação do ombro (articulação glenoumeral) é a articulação mais flexível do corpo humano.
Durante a elevação do braço na articulação do ombro há um grau de elevação escapulotorácica para cada dois graus de elevação do ombro. A segunda função da escápula e facilitar uma alavanca maior para os músculos que se inserem nesse osso.
Esta restrição de movimento é normalmente superada pela rotação ascendente da escápula que ocorre em conjunto com a abdução glenoumeral. A abdução do ombro também pode ser aumentada girando-se externamente o braço de modo que o tubérculo maior seja agora movido para fora do caminho do acrômio (acrómio).
Quanto a 99 cobra do motorista?
Onde aprender ninjutsu no Brasil?
O que é mitose e qual a sua importância?
Qual a média do pé masculino brasileiro?
Como desbloquear conta Caixa com excesso de saldo?
O que você entende por viabilidade?
Qual a melhor malha de algodão?
Quais são os melhores bairros da Praia Grande?
Como fazer um Garchomp perfeito?
Quanto custa uma mala de 23kg na Latam 2021?
Em qual EP Madara morre na 4 guerra ninja?
Quem tem úlcera pode beber leite?
Como desentupir ralo com bicarbonato e vinagre?
Qual o melhor ácido para clarear as axilas?