De acordo com Regina, o gotejamento é o método que proporciona maior economia de água. Porém, o produtor precisa considerar a cultura que será irrigada e as particularidades do cultivo para definir se o sistema é o que melhor se adequa à sua produção.
Irrigação por aspersão
Como vantagem, há o baixo custo de mão de obra e eficiência na distribuição de água.
Umas das formas de reduzir o gasto de água na agricultura é a adoção de métodos de irrigação voltados para isso, dos quais o mais conhecido é a irrigação por gotejamento.
O melhor sistema de irrigação tem retorno garantido.- Gotejamento – O sistema de irrigação por gotejamento, é feito através de tubos instalados no solo que distribuem a água diretamente para a raiz da planta, de forma uniforme, no momento e na quantidade certa. ... - Pivô – ... - Aspersão –
Sistema de Irrigação por Superfície
Esse tipo de sistema apresenta a maior porcentagem de área irrigada no mundo em relação aos sistemas pressurizados.
37 curiosidades que você vai gostar
Como esses solos precisam de irrigações frequentes, com menor quantidade de água por aplicação, a irrigação por aspersão é a mais adequada.
Uma das técnicas de economia de água na agricultura mais conhecidas é a irrigação por gotejamento, em que o uso controlado da água propicia um melhor aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis, diminuindo o desperdício e poupando as reservas. ... Outro método de irrigação que economiza água é a microaspersão.
Principais Métodos e Sistemas de Irrigação
Basicamente, são quatro os métodos de irrigação: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.
Irrigação superficial
Neste tipo a água é conduzida para o ponto de infiltração diretamente pela superfície do solo. Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.
microaspersores: é um sistema de irrigação localizada com alto rendimento e precisão; Gotejamento: usado para irrigação localizada, possui custo mais elevado, mas com alto rendimento e precisão; Tripas: é um sistema de irrigação localizada de custo mais baixo que os microaspersores e gotejamento.
Irrigação noturna
Uma das formas de diminuir até 80% dos gastos é fazendo a irrigação à noite. Das 21h30 às 6h é o melhor horário para realização, visto que a evaporação e transpiração das plantas é menor, portanto, a quantidade de água que será usada também é reduzida.
Como economizar água na agricultura com 5 medidas práticas?Armazenar água da chuva. ... Usar sistemas de gotejamento. ... Apostar em variedades mais resistentes. ... Evitar a erosão. ... Fazer rotação de culturas.
A irrigação inteligente, sistema que leva água direto na raiz da planta, garante incremento de produtividade, economia de água e energia elétrica.
Os sistemas por aspersão são os mais utilizados para irrigação de hortaliças no Brasil. Isto se deve ao custo moderado, flexibilidade de manejo e poder ser utilizado para diferentes condições de cultivo, tipos de solo e topografia.
Diminui a evaporação da água e também a proliferação de ervas daninhas ao redor da plantação.
...
Irrigação por gotejamento – Vantagens e desvantagensEconomiza a água. ... Não deixa a água se acumular sobre o solo. ... Não impede a execução de outros trabalhos. ... Otimiza o uso de fertilizantes.
Em uma média total, a maior parte da utilização da água é realizada pela agricultura, que detém 70% do consumo; seguida pela indústria, que detém 22%; e pelo uso doméstico e comercial com 8%.
É um sistema especialista que retorna uma classificação para os dados relacionados a solos, água, metodologia de irrigação e cultura. ... Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.
Pivôs Centrais de Irrigação
Pelo mapa, quase 80% da área ocupada por pivôs centrais no País está concentrada em quatro estados: Minas Gerais (31%), Goiás (18%), Bahia (16%) e São Paulo (14%).
No caso das culturas irrigadas de soja, milho, café, feijão e outras, o sistema de irrigação mais utilizado é o pivô central.
O método de irrigação por superfície apresenta os seguintes sistemas: sulcos, faixas e inundação.
Os sistemas mais comuns podem ser classificados, segundo a sua movimentação, em: Portátil: toda a tubulação é móvel, inclusive a motobomba; Semiportátil: a linha principal é fixa e as laterais, móveis; Fixo: semelhante ao semiportátil, em que toda a rede de tubulação é fixa (enterrada ou não) Malha: sistema fixo ( ...
1 - Na medida. Antes de acionar a irrigação, é importante calcular a evapotranspiração de cada cultura diariamente. ... 2 - Sem perdas. Estabeleça uma rotina para verificar se não há vazamentos nas tubulações instaladas nos equipamentos de captação e distribuição de água no campo. ... 3 - De madrugada. ... 4 - Preservação.
Dicas para evitar o desperdício de águaBRK Ambiental apresenta formas de economizar água durante o período de isolamento. ... Não lave calçadas com mangueiras. ... Cronometre o banho. ... Desligue a torneira. ... Ensaboe a louça de uma só vez. ... Limite o uso da máquina de lavar. ... Reaproveite a água da máquina de lavar. ... Feche bem as torneiras.
A irrigação por sulcos molha, normalmente, de 30 a 80% da superfície do solo, dependendo do espaçamento entre sulcos e da cultura a ser irrigada. Em consequência dessa característica, há uma redução nas perdas por evaporação e também na formação de crostas superficiais em alguns solos.
Quanto custava 5 kg de arroz em 2006?
O que significa a bandeirinha vermelha no Twitter?
Como fica a pele de quem tem berne?
O que é um Isomero de compensação?
Qual o melhor horário para pescar camarão?
Quem é a namorada do Gregory kessey?
Qual é a importância do Brasil para o mundo?
O que o intestino tem a ver com a imunidade?
Qual a cidade mais desenvolvida do Paraná?
Qual é o animal mais amado do mundo?
Como fazer uma declaração de conclusão do Ensino Médio?
Como fazer denúncia anônima para o Ibama?
Como saber se um geminiano gosta de você?