1 condição de cidadão, direitos e deveres de cidadão. Nacionalidade: 2 nacionalidade, naturalidade, origem, procedência.
1 citadino, urbano, urbanita, habitante, residente, morador, natural, habitador. Qualquer indivíduo: 2 indivíduo, sujeito, pessoa, tipo, homem, ser, cara, elemento, criatura, fulano, beltrano, humano, ser humano.
Subcidadania seria, via de regra, aquilo que está abaixo da cidadania, o que falta para ser cidadão significa ser um subcidadão.
Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
O que é cidadania:
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).
20 curiosidades que você vai gostar
Como dito no texto, as cidadanias pode ser divididas entre: Cidadania civil - garantia de direitos relativos á liberdade; Cidadania política - garantia de direitos à participação política; e Cidadania social - garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana.
Pela Concepção Contemporânea (Cidadã) de Direito da Cidadania, cidadãos são todos os membros da nação, natos ou naturalizados, com iguais deveres e direitos, tanto políticos, quanto civis, como sociais, incluindo nestes os econômicos, os culturais e os de solidariedade, conforme estabelecido democraticamente em lei.
3 Os três pilares da cidadania democrática3.1 Pensamento crítico. O exercício democrático da cidadania exige a capacidade de pensar por si mesmo e desenvolvê-lo é tarefa primordial da educação. ... 3.2 Cidadania universal. O segundo pilar da cidadania democrática é a cidadania universal. ... 3.3 Imaginação narrativa.
Segundo este, a cidadania é uma condição na qual o indivíduo tem a posse de três tipos de direitos. Direitos civis. São aqueles que garantem a vida, a segurança, a propriedade, a possibilidade de ir e vir, a igualdade perante à lei, o acesso à justiça, a escolha do trabalho, a inviolabilidade do lar.
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.
A palavra cidadão é corretamente pluralizada com o acréscimo da letra “s”. Assim, o plural correto é cidadãos. O termo deve ser evitado, pois está errado. Vejamos mais alguns exemplos de palavras pluralizadas da mesma maneira: irmão/irmãos, grão/grãos, bênção/bênçãos, cristão/cristãos.
Cidadãos. Mas há também palavras que terminam em “ães” ou em “ões”. Ou que aceitam qualquer uma das três formas.
1 indivíduos, seres humanos, humanos, homens, mulheres, cidadãos, cidadãs, sujeitos, criaturas, seres, entes, senhores, senhoras, tipos, caras, elementos, fulanos, beltranos, sicranos.
1 merece, vale, requer, é digno de, é merecedor, faz jus a.
Alistar-se como eleitor
O exercício do direito de voto é um exemplo de cidadania que representa a principal de várias das formas de participação política que um cidadão pode ter. Ao votar, o cidadão passa a ter a possibilidade de contribuir para a democracia e de participar das decisões políticas do país.
No Brasil, o termo cidadania surgiu na Constituição Imperial de 1824, mas somente a partir de 1930, passou a ser empregado para definir a condição dos que exerciam direitos políticos.
A cidadania formal é, conforme o direito internacional, indicativo de nacionalidade, de pertencimento a um Estado-Nação, por exemplo, uma pessoa portadora da cidadania brasileira. ... A cidadania substantiva é definida como a posse de direitos civis, políticos e sociais.
Cidadania regulada remete à idéia de que o Estado foi capaz, via estruturação de um mecanismo de incorporação dos trabalhadores a uma ordem hierarquizada, e exercendo o papel de centralizador de todas as demandas, de dar estabilidade ao regime político e um lugar para a população na estrutura de governo.
Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.” Então ter cidadania é não estar marginalizado, e poder ter vida social digna, é ter o direito de participar das decisões do país.
1. Substantivo Comum. Os substantivos comuns são as palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica: Exemplos: pessoa, gente, país.
Significado de Pessoal
adjetivo Pertencente ou relativo a pessoa; individual.
Significado de Pessoa
substantivo feminino Ser humano; quem pertence à espécie humana; criatura.
Plural de qualquer cidadãoO plural de qualquer cidadão é quaisquer cidadãos. Singular: Todo e qualquer cidadão pode votar... Plural de cidadãoO plural da palavra cidadão é cidadãos.
Segundo a gramática brasileira, o plural de cidadão é cidadãos. Isso acontece por que essa palavra é uma exceção à regra.
Como não ser pego no plágio TCC?
Quanto tempo um patê pode ficar na geladeira?
O que devemos fazer para evitar o plágio?
Como guardar refrigerante na geladeira?
Como guardar a prancha de stand up?
O que é o nosso número do boleto?
Quanto custa para guardar o sêmen?
Como saber se Mi Band 4 é original?
Como identificar o cisto de Gartner?
Como saber se o código de barras é válido?
Como editar PDF online grátis?
Como preencher um cheque para depositar no Bradesco?
Quanto tempo dura uma contratura muscular?
Como preencher o contrato de locação?
O que escrever na autodeclaração racial?