O carbono é um elemento químico, símbolo C, número atômico 6, massa atómica 12 u, sólido à temperatura ambiente. Como um membro do grupo 14 da tabela periódica, ele é um não metal e tetravalente - fazendo quatro elétrons disponíveis na forma de ligações covalentes.
O carbono, que é um elemento químico, também é formado por um conjunto de átomos iguais. Todos os átomos de carbono possuem seis prótons em seu núcleo. A seguir temos um desenho que representa dois modelos de como seriam os átomos que formam o carbono: Não pare agora...
O carbono é um elemento químico de número atômico (Z) igual a 6, o que significa que os átomos que o formam possuem seis prótons em seu núcleo. Sua massa molar é de 12,011 g/mol e na natureza são encontrados três isótopos do carbono, que são: o carbono-12, carbono-13 e carbono-14.
O termo carbono, do latim carbo, significa carvão. Existem mais de três milhões de compostos distintos derivados do carbono. Alguns dos compostos de Carbono mais conhecidos são CH4, Na2CO3, C2H6, C2H5OH, CaC2. O ramo da química que se ocupa exclusivamente do estudo do carbono é a "Química Orgânica".
Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.
15 curiosidades que você vai gostar
As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos.
Os compostos orgânicos são aqueles que possuem como elemento principal o carbono. Além do carbono, os principais elementos que também aparecem na maioria das moléculas orgânicas são hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo) e enxofre.
Principais características/propriedades do carbono
O carbono é um não metal do grupo 14 ou família 4A, segundo período. Possui seis elétrons, seis prótons e três isotopos naturais de massa 12, 13 e 14, sendo o último radioativo. Apresenta-se em estado sólido para condições normais de temperatura e pressão.
Sabe-se há algum tempo que todo átomo de carbono no universo foi criado por estrelas, por meio da fusão de núcleos atômicos de hélio. Entretanto, ainda há certo debate sobre quais tipos de estrela representam a maior fonte de carbono na Via Láctea.
O carbono é o elemento-base da Química Orgânica. O carbono é um dos elementos mais versáteis que encontramos na natureza, em razão de sua larga aplicação industrial e, principalmente, pela presença em composições celulares e compostos naturais.
O carbono é um elemento químico particularmente versátil, pois pode se ligar com quatro átomos de uma só vez. Essa capacidade faz com que átomos de carbono consigam formar uma variedade praticamente sem fim de longas cadeias, variando tanto em tamanho, quanto em formato.
As duas principais formas de carbono puro na natureza são os minerais chamados diamante e grafite. Outros materiais, como os carvões mineral e vegetal, são muito ricos em carbono. Eles são formados quando os compostos de carbono se rompem, ou se decompõem.
Principais Compostos OrgânicosPrincipais Alcanos.Principais Alcenos.Principais Alcinos.Principais Aromáticos.Principais Álcoois.Principal Fenol.Principal Aldeído.Principal Cetona.
Atualmente, são conhecidos mais de 19 milhões de compostos orgânicos e por isso existe um ramo da Química destinado apenas para o estudo desses compostos, a Química Orgânica.
O carbono realiza apenas quatro ligações porque sofre o fenômeno da hibridização, pois o número de ligações que um átomo realiza está diretamente relacionado com o número de orbitais incompletos. Como em um átomo de carbono existem apenas dois orbitais incompletos, ele deveria fazer fazer apenas 2 ligações.
No caso de três e quatro ligações, é chamado carbono terciário e quaternário, respectivamente. Dessa forma, é perfeitamente possível que um carbono faça ligações com ele mesmo. No caso do C2, os carbonos da molécula não fazem quatro ligações e ficam com elétrons livres.
I) Ligação simples – um par de elétrons compartilhado pelos dois átomos. A molécula de água tem duas ligações simples. II) Ligação dupla – dois pares de elétrons compartilhados. III) Ligação tripla – três pares de elétrons compartilhados.
O Gás Hélio, o primeiro da lista dos Gases Nobres, possui símbolo He, massa atômica 4 u, número atômico 2 (2 prótons e 2 elétrons). ... À temperatura ambiente, o Hélio encontra-se na forma de um gás monoatômico, incolor e inodoro.
O hélio (He) é um elemento químico gasoso, não metálico, pertencente ao grupo dos gases nobres, incolor, inodoro e não tóxico, que se localiza no grupo 18 e período 1 da Tabela Periódica. Possui número atómico 2 e massa atómica 4,002 602.
Qual a validade do RG para viajar?
Até quando um idoso pode morar sozinho?
Quais são os três tipos de ética?
Em que país foi inventado o pneu?
Como criar blocos coloridos no Minecraft?
O que é um fator de competitividade?
O que é pedagogia da problematização?
Que tipo de bolsa usar em um casamento?
O que significa não foi detectado RNA do HCV?
Quais são os cuidados no pré-operatório?
Qual a idade máxima para fazer cirurgia de miopia?
Foi aprovado abono para aposentados?