Istambul (em turco Istanbul) é o nome por que é hoje conhecida a cidade anteriormente chamada Constantinopla. É a maior cidade da Turquia, no estreito do Bósforo, que separa a Europa da Ásia. Ainda hoje, seu nome em grego é (Constantinopla).
Foi denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453, nome bastante difundido no Ocidente até 1930. Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.
A cidade carregou esse nome por anos, em homenagem ao imperador Constantino, e se tornou a capital do Império Romano no ano de 330. Também foi considerada o centro cultural da Grécia Antiga por muito tempo.
5.343 km²
Istambul/Área
Essa confusão de capitais acontece porque, no passado, Istambul foi a capital turca, mas após a queda do Império Otomano, Ancara ganhou o título de cidade mais importante do país.
Em Istambul, os nomes mais escolhidos foram: Zeynep, Defne, Elif, Duru e Ebrar; em crianças, Ömer Asaf, Eymen, Yusuf, Ali Asaf e Ömer. Para as meninas recém-nascidas na Turquia "Zeynep" foi o mais popular, enquanto "Yusuf" liderou o ranking dos nomes mais selecionados entre os meninos.
No dia , as tropas do sultão Mehmed, o Conquistador, tomaram Constantinopla – que passou a se chamar Istambul.
O Império Bizantino Para seus habitantes, sempre foi uma capital romana. ... Constantino XI, último imperador do Império, morreu defendendo a cidade, que foi chamada de Constantinopla até a queda do Império Romano Oriental em 1453 e na Europa até o século XX, quando passou a ser conhecida como Istambul.
Bósforo
Endereço | Istambul Turquia |
---|---|
Parte de | Mar Negro Mar de Mármara |
Coordenadas | 41° 07′ 10″ N, 29° 04′ 31″ L |
Até o ano 330 d.C. era chamada Bizâncio e, posteriormente, até 1453, Constantinopla. Sua atual denominação, Istambul, lhe foi outorgada em 28 de março de 1930. Istambul foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano. Em 29 de outubro de 1923, se estabeleceu a República no país e a capital passou a ser Ankara.
Está dividida pelo estreito de Bósforo em duas partes, uma na Ásia e outra na Europa. A prodigiosa história de Istambul e sua permanente atividade econômica se deve à sua localização entre duas correntes da civilização: a do Mediterrâneo ao mar Negro e a da Europa à Ásia.
Além de ser a maior cidade e a antiga capital do país, Istambul foi sempre o centro da vida económica da Turquia, para o que contribui em grande medida a sua localização numa encruzilhada de rotas comerciais internacionais terrestres e marítimas.
A cidade ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes.
Como instalar uma impressora HP Laser Jet?
Pode misturar Rebotec na argamassa?
Como montar uma planilha de prospecção?
Quanto ganha quem trabalha com porcelanato líquido?
Como usar Spotify para toque de celular?
Como montar uma pequena loja de utilidades domésticas?
Como funciona o Time-lapse do iPhone 7?
O que precisa para montar uma fábrica de ração de cães?
Como fazer uma planilha de compra e venda de produtos?
Qual a finalidade de pregar o Evangelho?
Como fazer uma peça de defesa?