Istambul (em turco Istanbul) é o nome por que é hoje conhecida a cidade anteriormente chamada Constantinopla. É a maior cidade da Turquia, no estreito do Bósforo, que separa a Europa da Ásia. Ainda hoje, seu nome em grego é (Constantinopla).
Foi denominada Bizâncio até 330 d.C., e Constantinopla até 1453, nome bastante difundido no Ocidente até 1930. Durante o período otomano, os turcos chamavam-na de Istambul, nome oficialmente adotado em 28 de março de 1930.
A cidade carregou esse nome por anos, em homenagem ao imperador Constantino, e se tornou a capital do Império Romano no ano de 330. Também foi considerada o centro cultural da Grécia Antiga por muito tempo.
5.343 km²
Istambul/Área
Essa confusão de capitais acontece porque, no passado, Istambul foi a capital turca, mas após a queda do Império Otomano, Ancara ganhou o título de cidade mais importante do país.
Em Istambul, os nomes mais escolhidos foram: Zeynep, Defne, Elif, Duru e Ebrar; em crianças, Ömer Asaf, Eymen, Yusuf, Ali Asaf e Ömer. Para as meninas recém-nascidas na Turquia "Zeynep" foi o mais popular, enquanto "Yusuf" liderou o ranking dos nomes mais selecionados entre os meninos.
No dia , as tropas do sultão Mehmed, o Conquistador, tomaram Constantinopla – que passou a se chamar Istambul.
O Império Bizantino Para seus habitantes, sempre foi uma capital romana. ... Constantino XI, último imperador do Império, morreu defendendo a cidade, que foi chamada de Constantinopla até a queda do Império Romano Oriental em 1453 e na Europa até o século XX, quando passou a ser conhecida como Istambul.
Bósforo
Endereço | Istambul Turquia |
---|---|
Parte de | Mar Negro Mar de Mármara |
Coordenadas | 41° 07′ 10″ N, 29° 04′ 31″ L |
Até o ano 330 d.C. era chamada Bizâncio e, posteriormente, até 1453, Constantinopla. Sua atual denominação, Istambul, lhe foi outorgada em 28 de março de 1930. Istambul foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano. Em 29 de outubro de 1923, se estabeleceu a República no país e a capital passou a ser Ankara.
Está dividida pelo estreito de Bósforo em duas partes, uma na Ásia e outra na Europa. A prodigiosa história de Istambul e sua permanente atividade econômica se deve à sua localização entre duas correntes da civilização: a do Mediterrâneo ao mar Negro e a da Europa à Ásia.
Além de ser a maior cidade e a antiga capital do país, Istambul foi sempre o centro da vida económica da Turquia, para o que contribui em grande medida a sua localização numa encruzilhada de rotas comerciais internacionais terrestres e marítimas.
A cidade ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes.
Quantas esposas os árabes podem ter?
O que é e para que serve um requerimento?
Quem pode arguir a nulidade no processo CPC?
O que acontece depois da juntada de petição de manifestação?
O que é o hangouts no celular?
O que é a gestão de recursos humanos?
Quem trabalha com marketing é?
Quanto um cabelo cresce por mes?
O que é faculdade de relações publicas?