Proliferação Celular e Células Tronco. A regeneração de célula e tecidos lesados envolve a proliferação celular, que é orientada por fatores de crescimento e criticamente dependente da integridade da matriz extracelular.
A regeneração se caracteriza pela restituição dos componentes teciduais idênticos àqueles removidos. Esse tipo de reparo só é possível em tecidos em que ainda possuem células com a capacidade de se proliferar ou tenham ainda células tronco.
Já a cicatrização ocorre em lesões maiores quando o tecido lesionado é substituído por um tecido conjuntivo vascularizado, motivado por uma série de reações celulares e químicas com o objetivo de recuperar o tecido e sua integridade anatômica, mas não a sua função.
Algumas células envolvidas no processo cicatricial são produzidas localmente e permanecem no tecido conjuntivo, tais como os fibroblastos, fibrócitos, miofibroblastos, mastócitos, plasmócitos e células adiposas; outras tais como os neutrófilos, linfócitos e macrófagos, vêm de outros territórios e podem habitá-lo ...
Regeneração. Quando a cauda de uma lagartixa é cortada, em poucos dias cresce uma nova cauda, regenerando-se. ... Se o disco central estiver intacto, há espécies de estrela-do-mar que conseguem se locomover e se alimentar com apenas um dos braços, enquanto ocorre o processo de regeneração através de divisões celulares.
As células epiteliais de revestimento estão unidas umas com as outras através de estruturas denominadas de junções celulares .
Os tecidos epiteliais são estruturas dinâmicas cujas células são continuamente renováveis por atividade mitótica. A taxa de renovação é variável; pode ser rápida em tecidos como o epitélio intestinal, que é totalmente substituído a cada semana, ou lenta, como no fígado e pâncreas.
Na regeneração, alguns tecidos são capazes de substituir células lesadas e retornar ao estado normal. Este processo ocorre por proliferação de células residuais (não lesadas) que retêm a capacidade de divisão e por substituição de células-tronco teciduais.
Reparo é o processo de cura de lesões teciduais e pode ocorrer por regeneração ou cicatrização. Regeneração: o tecido morto é substituído por outro morfofuncionalmente idêntico. Cicatrização (reparação): um teciso neoformado, originado do estroma (conjuntivo ou glia), substitui o tecido perdido.
Quanto tempo se deve ferver a água antes de beber?
Qual o principal objetivo de padronizar uma solução?
Quais os comandos do Fortnite?
Qual é a ordem das faixas no judô?
Qual o valor do auxílio emergencial neste mês de dezembro?
Quem são os melhores CEO do Brasil?
O que pode ser excesso de corrimento?
Qual ácido fólico tomar para engravidar?
Qual a cor da roupa de Iansã na Umbanda?
Quais são as principais características da arte contemporânea?
Onde ir com a família em Santa Catarina?
Como calcular quantidade de areia e cimento para alvenaria?
Quem é o mais velho Stefan ou Damon?