Os pronomes oblíquos podem ainda ser subdivididos em tônicos (mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco) e átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes).
Pronomes oblíquos é uma classificação da gramática que majoritariamente assume a função de objeto direto, indireto ou complemento nominal. Mas também podem assumir a função de adjunto adverbial e agente da passiva. ... Os pronomes oblíquos são divididos em dois grupos: os tônicos e os átonos.
Pronomes oblíquos átonos
Há muitas frases como a apresentada no dia a dia: "te telefono", "te amo", "te pego mais tarde", etc, etc, etc. O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes).
Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.
No exemplo, temos dois pronomes pessoais: “Ela”, que é do caso reto por tratar-se do sujeito do enunciado, e “mim” (com + mim = comigo), que é do caso oblíquo por tratar-se do complemento. Como precisa da preposição “com”, é um pronome oblíquo tônico.
O pronome oblíquo é aquele que substitui ou qualifica um nome, além de determinar uma das pessoas do discurso; e é usado como complemento verbal cumprindo o papel de objeto direto ou indireto. Você já separou todas as matérias para estudo, reservou um tempinho para cada assunto, mas acabou com um bloqueio enorme justo na parte gramatical?
Dessa vez, o sujeito da oração é “todas as cartas”. O pronome “nós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).
São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Lembre-se sempre de que os pronomes devem estar de acordo com o número (singular ou plural) e com a pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) do discurso a que correspondem. Ele te contou tudo.
O pronome se tem a função de objeto direto ou de objeto indireto, mas é sempre usado na voz reflexiva. Ela se queimou! Leia Objeto direto, Objeto indireto e Voz reflexiva. Os pronomes o, a, os, as, depois de verbos terminados em -z, -s ou -r são adaptados para as formas lo, la, los, las.
Como salvar um gráfico do Excel em PDF?
Como juntar vários arquivos PDF em um só Foxit Reader?
Como são lavadas as roupas de hospital?
Como funcionam as lanternas de LED?
Como se cumprimenta uma mãe de santo?
O que é é para que serve a física quântica?
O que é processo judicial arbitral de cobrança?
Como salvar arquivos de áudio do WhatsApp no iPhone?
O que é bom para passar em couro de sela?
Como funcionam as leis brasileiras?
O que é a Lei de Aprendizagem?
Onde guardar esponja de maquiagem?
Como saber se a pessoa ouviu áudio Telegram?
Como hidratar a pele com babosa?
Como funciona a lei Romeo Mion?