É o profissional de Educação Física que tem o papel primordial como professor e orientador na profilaxia dos vícios posturais e na reeducação motora.
É relevante que a educação postural também deve fazer parte dos conhecimentos do professor de Educação Física, pois possui extrema importância assim como a cultura corporal de movimento dos jogos, esportes, danças, ginástica, lutas e a recreação (podendo ser associada às mesmas), induzindo a formulação do seguinte ...
A má postura e dor na coluna são problemas recorrentes na vida das pessoas. Por isso, a educação postural é tão importante, pois ela ensina a maneiras correta de praticar as atividades mais comuns do dia a dia, como sentar-se e ficar em pé de maneira a beneficiar a postura e o corpo.
Avaliação postural nas aulas de Educação Física
A avaliação postural se faz importante para que possamos mensurar os desequilíbrios e adequarmos a melhor postura a cada indivíduo, possibilitando a reestruturação completa de nossas cadeias musculares e seus posicionamentos no movimento e/ou na estática.
As características individuais e fatores extrínsecos influenciam de maneira significativa na postura corporal, tais como a personalidade, gênero, idade, etnia, atividades de vida diária, ambiente, temperatura e até mesmo a saúde mental.
33 curiosidades que você vai gostar
Manter a postura de forma adequada durante as atividades cotidianas juntamente com atividades físicas, contribuem na prevenção de dores evitando assim incômodos diários. Além disso, a postura correta garante que o exercício seja feito de forma saudável.
A postura corporal, portanto, é a posição do corpo humano. Decúbito supino (deitado de barriga para cima), decúbito prono (deitado de barriga para baixo), decúbito lateral (de lado) e inclinado são alguns dos nomes técnicos que recebem certas posições corporais.
A maneira como nos movimentamos pode comprometer o bom funcionamento do organismo. Dessa forma, a postura se faz importante para a saúde da coluna que deve estar ereta o tempo todo. Por meio da postura (juntamente com o sistema nervoso e o aparelho locomotor) é que o organismo consegue se equilibrar.
A educação postural se preocupa com esse sistema tônico postural e suas alterações, com o objetivo de promover um equilíbrio entre as cadeias musculares e permitir uma postura adequada. Os desequilíbrios posturais são muitas vezes a causa de dor em determinadas regiões (ex.: lombar, cervical, joelhos, ombros, etc.).
Todo esse mecanismo tem especial importância porque é o que mantém um adequado ajuste de tensões musculares que permitem ao indivíduo manter e recuperar o equilíbrio. Para ganhar a posição ereta, a criança se prepara desde quando inicia as tentativas de erguer a cabeça.
Manter uma postura correta nas atividades diárias e no trabalho é imprescindível na prevenção de problemas diversos. Um corpo alinhado dificilmente será acometido por dores ou disfunções. Por isso, é importante estimular desde a infância uma boa postura, pois é nesta fase da vida que se iniciam os bons hábitos.
Postura é a forma que o corpo mantém ao lutar contra a gravidade, opondo-se às forças externas para manter equilíbrio. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este equilibra todo o resto.
Ter uma postura correta contribui para que a coluna vertebral, que é o eixo central do corpo, se mantenha saudável, sem desvios. Posturas incorretas permitem que os ossos não se alinhem corretamente, aumentando a tensão nos músculos, nas juntas e nos ligamentos, podendo causar fatiga, dor.
Consiste em analisar, avaliar e determinar atitudes e desvios posturais dos indivíduos.
...
Entre alguns dos fatores que podemos destacar, estão:má postura;obesidade;anomalias congênitas/ou adquiridas;atividades físicas inadequadas ou sem orientação;desequilíbrios musculares;
Os levantamentos bibliográficos realizados apontam que os problemas posturais da coluna vertebral encontrados em crianças e adolescentes, tendem a continuar pela vida adulta se não forem tratados, ou prevenidos precocemente, podendo ter agravamentos futuros.
Algumas causas dos desvios posturais
Estes hábitos de má postura são adquiridos devido a inúmeras causas comuns, tais como: timidez, puberdade, acidentes automobilístico, comodidade, sedentarismo, uso de bolsas e ou mochila, levantar e transportar objetos, entre outros.
Para evitar a má postura é importante:Fazer exercício físico pelo menos 2 vezes por semana para o fortalecimento dos músculos, principalmente das costas;Ficar em posição super homem durante 5 minutos por dia para prevenir a escoliose ou lordose, por exemplo.
Vários fatores podem interferir na postura corporal do adolescente, entre os mais comuns apresenta: hábitos errados de postura, hereditariedade, traumatismo, doenças inflamatórias, enfermidades musculoesqueléticas, debilidade muscular ou neural, estresse, desnutrição, roupas inadequadas, sobrepeso e obesidade.
A má postura em sala de aula e no momento dos estudos pode trazer consequências graves aos estudantes, como dores na coluna e desvios posturais. Sentar-se de maneira incorreta pode desencadear, entre outros problemas, dores nas costas.
Segundo TUCKER (1960), a postura corporal é uma atitude mental sobre o corpo, promovendo assim o equilíbrio. Ela pode ser definida como hábito de posição do corpo, no espaço, após uma atividade ou descanso.
As 5 dicas para alcançar a postura corporal correta são:Evitar trabalhar com o tronco inclinado para frente. ... Dormir de lado. ... Apoiar o peso do corpo nos dois pés. ... Evitar carregar bolsas pesadas no ombro. ... Praticar exercícios físicos.
Identifica-se a boa postura ao determinar o alinhamento entre as partes do corpo. A postura perfeita, estando de pé, pode ser determinada traçando-se uma linha que passa pelo tornozelo e o lóbulo da orelha – numa boa postura a linha é reta.
A postura correta melhora a qualidade de vida porque diminui a dor nas costas, aumenta a autoestima e ainda diminui o volume da barriga porque reposiciona a gordura localizada.
Um hábito postural é uma posição que seu corpo busca por um determinado período de tempo, com uma frequência constante e diária. A adaptação do corpo acontece por vários motivos, alguns com o envelhecimento de uma articulação que leva a modificar atividades de vida diária e processos até de higiene corporal.
O equilíbrio postural humano é definido como a manutenção da posição de equilíbrio, tanto estático quanto mecânico, do corpo humano. ... Já a visão é responsável por propiciar uma imagem global da situação do corpo em relação ao espaço que o envolve.
Como saber se o bebê está nas trompas?
Quanto tempo demora para emissão do CREA?
Quantas bananas por dia engorda?
Para que serve ceftriaxona Sódica 500 mg?
Como estimular o sistema nervoso parassimpático?
Qual melhor antiinflamatório para abscesso?
Que tipo de força é a força magnética?
Pode colocar prato de porcelana no micro-ondas?
O que significa uma pessoa manipuladora?
Quais são os mecanismos de pulverização do risco?
Como ter acesso aos livros do PNLD?
São impedidos de casar segundo o Código Civil?
Qual o tamanho da bunda da Gracyanne?
O que acontece com quem não paga o FIES depois de formado?