As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande.
As nuvens são formadas por gotas de água ou cristais de gelo muito pequenos e em suspensão no ar e são responsáveis pela precipitação em forma de chuva, chuvisco, neve ou granizo. Além disso, fazem sombra na superfície da Terra e equilibram a distribuição de calor (já que filtram os raios vindos do Sol).
Processos de formação das nuvens A condensação do vapor de água na atmosfera origina as nuvens, formadas basicamente por gotículas de água mais leves que o ar. ... Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cair sobre a superfície da Terra.
Quando o vapor sobe para a atmosfera, encontra o ar em temperatura mais baixa, que faz que o vapor vire a gota líquida, ou até congele, quando a temperatura é muita baixa, criando cristais de gelo, e iniciando o processo de formação de nuvens.
Uma terceira fonte de sustentação é a circulação do vento, forçando o ar sobre uma barreira física, como uma montanha (elevação orográfica). Se o ar é geralmente estável, nada mais do que nuvens lenticulares se formam.
A condensação é o processo inverso da evaporação, ou seja, as partículas de vapor de água aquecida se resfriam rapidamente transformando a matéria gasosa em líquida. Então podemos dizer que as nuvens são grandes quantidades de pequenas gotículas de água e molécula de água cristalizada.
Uma nuvem é uma massa de água suspensa na atmosfera, que se forma quando o vapor de água (que é invisível) se condensa no ar, formando gotículas de água líquida ou cristais de gelo. ... A água permanece no estado gasoso, temporariamente estável.
Sólidas: constituídas por cristais de gelo. Mistas: constituídas por gotículas de água e cristais de gelo. Líquidas: constituídas por gotículas de água.
O vapor de água, ao chegar às camadas mais altas da atmosfera, passa para o estado líquido e forma as nuvens. A passagem da água do estado gasoso para o líquido é chamada de condensação.
A condensação ocorre em muitos fenômenos da natureza, sendo crucial para o chamado ciclo da água, que é o caminho que as partículas de umidade fazem através da evaporaçãoaté as nuvens, seguida de condensação e solidificação em grandes altitudes, precipitação até o solo, escoamento e então evaporação novamente.
2a FORMAÇÃO DE NUVENS. Há duas propriedades em comum nos vários processos de condensação. Primeiro, o ar deve estar saturado, o que ocorre quando o ar é resfriado abaixo de seu ponto de orvalho, o que é mais comum, ou quando o vapor d’água é adicionado ao ar. Segundo, deve haver geralmente uma superfície sobre a qual o vapor d’água possa ...
A atmosfera contém abundância de núcleos de condensação, como partículas microscópicas de poeira, fumaça e sal, que fornecem superfícies relativamente grandes sobre as quais a condensação ou deposição pode ocorrer.
As nuvens dão origem às precipitações quando as gotículas de água se condensam e transformam-se em gelo. Uma nuvem só libera chuva quando se acumula gelo demais em seu topo. Nesse caso, as nuvens ficam mais pesadas e começam a cair sobre a superfície da Terra. Durante a queda, o gelo se derrete, transformando-se em gotas.
Quando o cônjuge tem direito a herança recebida pelo outro cônjuge?
Quais são as características do MRU e MRUV?
O que aprendemos com a história de Eva?
Quais são as causas e consequências do lixo?
Qual é o correto coordenação ou coordenação?
Qual o resultado do bolão da Caixa da Lotofácil?
Onde fica a maior reserva de nióbio do mundo?
Qual o livro mais vendido do Brasil em 2021?
Porque é que os ciganos não gostam de sapos?
Porque os planetas não piscam?
Porque tem que atualizar o WhatsApp?
O que passar por cima da tinta fosca?
Quais os movimentos que a escápula faz?
Quanto paga um Sócio torcedor do Santos?
Como saber se o dente está necrosado?