A centrifugação é um mecanismo de separação de misturas heterogêneas (entre sólidos ou componentes sólidos e líquidos) em que é utilizado um aparelho centrifugador para a realização da separação dos compostos por meio da sedimentação dos líquidos indissolúveis, considerando as diferentes densidades.
Centrifugação do Sangue O sangue é uma mistura coloidal. Após ele ser coletado, o tubo de ensaio vai para uma centrífuga de laboratório. Esse aparelho realiza um movimento rotativo bastante acelerado que faz com que as partes que compõem o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas e plasma) se separem.
Por meio da força gravitacional gerada por um movimento de rotação em altíssima velocidade, a centrifugação da máquina separa a água da roupa. ... No caso da centrifugação química, a substância com densidade maior fica concentrada na parte inferior do recipiente, separada da substância menos densa do produto.
Na centrífuga, colocamos um tubo de ensaio contendo a mistura que se quer separar e, então, ligamos o aparelho, que começa a rotacionar de forma bem acelerada.
A centrífuga é amplamente utilizada em laboratórios clínicos para a separação de componentes. ... O equipamento usa a força centrífuga para acelerar o processo de sedimentação. Devido ao movimento de rotação, as partículas de maior densidade migram para longe do eixo de rotação e são arremessadas para o fundo do tubo.
Geralmente se utiliza a técnica da centrifugação para separar partículas biológicas em suspensão. O motor do equipamento possui alta velocidade de rotação e faz com que os materiais com densidades diferentes se separem.
Outro exemplo é a centrífuga que é usada em laboratórios de análises clínicas para separar os componentes do sangue, com ela pode ser feita a sedimentação dos glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas do sangue. Ao ser agitado separa-se a parte sólida (glóbulos, plaquetas) do sangue, da parte líquida que é o plasma.
Sifonação é um processo de transporte de um líquido, de um nível alto para outro mais baixo. Ocorre através de um sifão, e a substância menos densa é passada para outro recipiente. Só é possível se o sifão estiver completamente preenchido pelo líquido.
Isso porque o aparelho leva entre 2 e 5 minutos pra centrifugar as roupas. A economia é de tempo e também de dinheiro na conta de luz!
Um dos mecanismos em que mais se aplica a centrifugação ocorre na separação de diferentes fases de uma mesma amostra, principalmente a fase sólida em ambiente aquoso.
É notório perceber que a maioria das explicações para o funcionamento das centrífugas figure em função da por muitos conhecida força centrífuga.
Já as centrífugas modernas têm motores de indução que não possuem escovas e usam um mecanismo eletrônico para controlar a corrente. Possuem uma vida útil muito maior e é por esta razão que os motores com escova são cada vez menos utilizados hoje. A centrífuga deve sempre estar equilibrada.
A centrífuga deve sempre estar equilibrada. Assim, para cada tubo deve ser colocado outro tubo do lado oposto com o mesmo peso, balanceando a centrífuga. Esse processo deve ser feito para todo o rotor e toda centrífuga, incluindo microcentrífugas e rotações de baixa velocidade.
Como selecionar linha no Bloco de notas?
Como saber se a mensagem foi entregue em um iPhone?
Como copiar e colar no computador sem o mouse?
Como saber se o controle da Apple TV está carregando?
Como selecionar todas as páginas no Indesign?
Quais são os tipos de comunicação em enfermagem?
Como selecionar uma linha toda?
Como saber se o controle remoto está com defeito?
Como selecionar várias linhas no bloco de notas?
Como saber se o comprovante de depósito e verdadeiro?
Como selecionar o banco de dados no MySQL?
Como saber se um curso técnico é reconhecido pelo MEC?
Quais são os comandos do SketchUp?
Como selecionar todos os objetos de uma camada no AutoCAD?
Como ver se curso é reconhecido pelo MEC?
Como selecionar todo o texto no iPhone?