A sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face, é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse por, pelo menos, 12 semanas consecutivas.
Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação.
Aprenda a identificar os sintomas
Na rinossinusite, os seios da face apresentam a mucosa com inflamação bem como a mucosa nasal. Os seios da face, também chamados de seios paranasais, são espaços cheios de ar que se comunicam com a nossa cavidade nasal. Eles são revestidos por uma membrana mucosa que, quando sofre inflamação, causa a sinusite.
Caso esteja com sinusite você pode sentir alguns (ou todos) esses sintomas:
Como funciona o tratamento da Sinusite Crônica? O tratamento da doença pode ser realizado a partir de medicamentos como corticóides, antibióticos, descongestionantes ou antialérgicos. Em casos de desvio de septo ou crescimento dos pólipos, por exemplo, é indicado a cirurgia para desobstrução das vias aéreas.
Estes agentes podem ser bactérias, fungos ou vírus. A rinite alérgica, gripes e resfriados também pode ocasionar a doença, já que o inchaço impede que o muco seja drenado normalmente para o nariz, e qualquer situação que impeça a comunicação natural entre os seios da face e o nariz pode causar sinusite.
Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face fazem parte do outro grupo de responsáveis pela sinusite.
2. Analgésicos e anti-inflamatórios para sinusite. Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.
Os seios da face compreendem a região da “maçã” do rosto, ao lado do nariz e a testa. As secreções contaminadas penetram nestes seios levando a uma intensa reação inflamatória e infecciosa. Resultado: secreções aumentadas e infectadas, congestão, mal estar, tosse, principalmente noturna, dores pelo corpo e...
Se você já experimentou uma infecção sinusal, sabe como ela são desagradáveis os sintomas da sinusite e como ela causa uma pressão dolorosa na cavidade nasal. Embora seja comum, pode ser um desafio distinguir de um resfriado ou alergia, portanto, conhecer os sintomas da sinusite pode ajudar a encontrar o melhor tratamento.
Se não for tratada, a sinusite pode causar complicações raras, como um abcesso, que é uma coleção de pus na cavidade sinusal, meningite, que é uma infecção com risco de vida que pode causar edema cerebral, celulite orbital, que é uma infecção do tecido circundante dos olhos ou osteomielite, uma infecção óssea grave.
Os remédios como descongestionante nasal ou anti-histamínico podem ser indicados quando não se consegue controlar a sinusite com métodos caseiros durante 7 a 10 dias.
Quem sofre com o problema sabe o quanto ele é incômodo. Mas algumas dicas podem ajudar a pessoa a lidar melhor com a sinusite, sem que ela prejudique sua qualidade de vida.
Como reconhecer um pé de goiaba?
Como configurar o Skype for Business no iPhone?
Como faço para habilitar um ponto de rede?
Como instalar um refletor LED com sensor de presença?
Como instalar Playplus na Smart TV Samsung?
Como instalar o receptor digital da Multilaser?
Como podem ser classificados os resíduos sólidos?
Como são construídas as casas ribeirinhas?
Como são conhecidas as normas que regem as relações do trabalho entre empregado e empregador :?
Como instalar RPM pelo terminal?
Qual o lugar do preconceito na nossa sociedade?
Quem cria as Varas do Trabalho?
Como o minério de ferro é extraído da natureza?
Quais são as 7 camadas do átomo?
Como é criada uma criptomoeda?