Seus principais afluentes são o Rio das Almas, Rio Cana Brava, Rio Santa Clara, Rio dos Patos, Rio Uru, Rio Tocantinzinho, Rio Sono, Rio Cacau, Rio Mupi e Rio Barra Grande.
Recebe esse nome uma vez que os principais rios que formam a bacia são os rios Tocantins (com 2.416 km) e Araguaia (com 2.115 km). ... Se levarmos em conta que ela está inserida somente no Brasil, ela é considerada a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira.
Em operação, atualmente são 11 pequenas centrais e 3 usinas hidrelétricas, com potência de 1.420,90 MW. As principais usinas são as de Lajeado, Peixe Angical e Isamu Ikeda. O Estado exporta 1.284,90 MW.
No rio Tocantins estão instaladas importantes usinas hidrelétricas, sendo eles, de montante a jusante: Serra da Mesa, Cana Brava, São Salvador, Peixe Angical, Lajeado, Estreito e Tucuruí.
O Rio nasce no Estado de Goiás, sobretudo, na divisa entre os municípios de Ouro verde de Goiás e Petrolina de Goiás. Sua foz está localizada no litoral do estado do Pará, no Golfão Amazônico, o qual é próximo à cidade de Belém.
35 curiosidades que você vai gostar
A bacia Tocantins – Araguaia abrange cerca de 967.059 km², drena aproximadamente 10% do território nacional e os principais rios dessa bacia hidrográfica tem as suas nascentes localizadas dos divisores do Planalto Central.
A nascente mais longínqua do rio Tocantins fica localizada na divisa entre os municípios de Ouro Verde de Goiás - GO e Petrolina de Goiás - GO, bem próximo à divisa de ambos com o município de Anápolis - GO.
O Araguaia nasce perto da Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros (GO), e deságua no Rio Tocantins, formando uma grande rede hidrográfica que une a Região Centro-Oeste ao norte do Brasil.
Ela é formada por um grupamento de recursos hídricos que se deslocam para a região banhada pelo rio Parnaíba e todos os seus afluentes. O principal rio dessa bacia é o rio Parnaíba, ele possui cerca de 1.400 km de extensão.
O rio Tocantins é um rio que corre pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Ele nasce no estado de Goiás e deságua no rio Amazonas, depois de banhar os estados de Tocantins, Maranhão e Pará.
O principal rio que banha o município de Palmas é o Rio Tocantins. O trecho deste rio que banha o município faz parte do lago formado pela Usina Hidrelétrica de Lajeado, que fica localizada a pouco mais de 54 km ao norte da cidade, no município vizinho de Lajeado.
Três das usinas no país estão entre as dez maiores do planeta – Itaipu Binacional (14.000 MW, divididos entre Brasil e Paraguai), Belo Monte (11.233 MW) e Tucuruí (8.370 MW). Em 2020, a energia gerada no Brasil a partir de fonte hidráulica foi de 415.483 gigawatts-hora (GWh).
Com 8 km de extensão, a Ponte Fernando Henrique Cardoso ou Ponte Amizade e da Integração, foi construída entre 1998 e 2002 e é um dos principais cartões postais de Palmas.
Atualizado: ARUANÃ - Seu Carrijo tinha 11 anos quando ia com o pai para o garimpo, atividade que exigia mergulhos com escafandro no Rio Araguaia, a 30 metros de profundidade. Os anos se passaram, o nível da água baixou, as pedras preciosas escassearam, mas o rio nunca o deixou.
Quantos dias de férias na Coréia do Sul?
Como fazer uma declaração de que não trabalho?
Quais são os 6 modais de transporte?
Qual é o valor do IPVA do Onix 2017?
O que é onomatopeia em português?
Qual o remédio bom para desinflamar tumor?
Qual o sinônimo de distributiva?
Como configurar um certificado digital?
Como funciona o vidro inteligente?
Como ler mais livros em menos tempo?
Como posso recorrer ao usucapião?
O que é o sistema Agroecologico?
Como descobrir a origem de uma mensagem no WhatsApp?
O que fazer quando a impressora imprime em branco HP?
Quais as alterações musculares decorrentes do processo de envelhecimento?