Podemos dizer que a carne de porco atingiu o seu ponto ideal — máxima suculência e sabor — quando o seu meio estiver levemente rosado.
Compare a firmeza da carne com a da palma da sua mão.
A carne deve estar com a mesma firmeza que o meio da sua palma estendida. Se a carne soltar algum líquido, ele deve estar transparente. Se não estiver, ela ainda não está pronta. Se a carne de porco estiver macia ao tocar, ela precisa cozinhar mais.
A experiência faz com que você consiga diferenciá-los, mas a forma mais exata é utilizando um termômetro para perfurar a carne e verificar a temperatura interna do corte. Outra possibilidade é comparar a consistência da carne com a região lateral da sua mão.
Pelo fato do porco ser uma “fonte” na qual podem se alojar vermes e doenças, a alta temperatura (recomenda-se 70ºC) ajuda a matar esses “convidados indesejados”. Por isso, evite ao máximo comer a carne se ela ainda estiver crua!
Use limão ou vinagre para temperar a carne de porco
Mesmo que não seja um ingrediente na sua receita, busque temperar a carne de porco crua com algumas gotas de vinagre ou um pouco de suco de limão. A acidez desses ingredientes ajuda a eliminar diversos organismos que podem prejudicar a sua saúde!
19 curiosidades que você vai gostar
Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC. Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes.
Já a carne ao ponto supera os 68°C e chega aos 70°C, no máximo. Com textura bastante firme, ela é grelhada por fora e tem o interior rosado. Por sua vez, um item alimentício bem passado é completamente grelhado por fora e cozido por dentro. Nesse caso, a temperatura chega a 75°C.
Se a carne for com osso, cuidado para não o tocar. Aí, basta ficar atento à temperatura marcada: para carne malpassada, ao chegar em 60ºC estará pronta; para carnes ao ponto, 70ºC basta; e para bem-passada, 75ºC. Mas não se preocupe se não tiver um termômetro, pois mesmo assim é possível acertar o ponto da carne.
Exatamente! Os sais utilizados no processo de cura reagem com o pigmento vermelho da carne durante o cozimento e o resultado é essa coloração rosada característica. Essa cor não está relacionada ao ponto de cozimento, mesmo bem cozida ela será rosada, como você mesma observou.
Os principais pigmentos responsáveis pela cor característica da carne são a mioglobina e a hemoglobina, porém pode-se encontrar outros pigmentos como catalase e citocromo-enzimas mas sua contribuição na cor é muito menor.
Encoste as pontas do polegar e indicador e, com a outra mão, pressione a área gordinha; se a resistência da carne for semelhante, ela está mal passada. Se a consistência for mais parecida com a união dos dedos polegar e médio, está ao ponto.
Para verificar a maciez, pressione o dedo sobre a carne. Se a depressão que se formar voltar logo ao tamanho normal, a carne não está macia; caso contrário, ela está no ponto para o churrasco. E repare na cor: a carne fresca deve ter uma cor vermelho-cereja vivo, e a gordura deve ser branca.
Um dos mais perigosos é o Taenia Solium, um verme parasita que pode chegar a 13 metros de comprimento. O consumo da carne de porco mal passada contaminada com larvas de tênias (cisticercos) transmite uma doença chamada teníase (solitária). A formação dos cisticercos no porco é conhecida como “canjiquinha”.
De acordo com a comunidade científica, a carne de porco é classificada como carne vermelha. Primeiro, porque tem mais mioglobina do que aves e peixes. E, segundo, a carne de porco é classificada como gado, juntamente com carne bovina, cordeiro e vitela, e todo gado é considerado carne vermelha.
De acordo com a mesma, a cocção é a etapa onde os alimentos devem atingir no mínimo 74ºC no seu centro geométrico ou combinações de tempo e temperatura como 65ºC por 15 minutos ou 70ºC por 2 minutos.
Pontos de cozimento das carnes1 – Selada.2 – Mal Passada.3 – Ao Ponto Para Mal.4 – Ao Ponto.5 – Ao Ponto para Bem.6 – Bem Passada.
Como usar termômetro digital para carnes? Espete o sensor do termômetro digital para churrasco no meio do pedaço da carne e espere o termômetro marcar a temperatura correta. Pronto, simples assim!
Pode lavar a carne de porco com vinagre? Use limão ou vinagre para temperar a carne de porco A acidez desses ingredientes ajuda a eliminar diversos organismos que podem prejudicar a sua saúde! E na verdade, tanto o vinagre quanto o limão combinam muito bem com a carne de porco.
Receita de carne de porco com coca-cola
E esse processo de adicionar refrigerante de cola na carne, deixa a carne muito macia. Fica desmanchando mesmo e muito deliciosa.
Você pode ter comido uma carne contaminada por alguma bactéria que está dando estes sintomas. Procure um gastroenterologista para avaliar melhor o seu caso.
Não se deve lavar as carnes antes de prepará-las, pois aumenta o risco de contaminação cruzada que é a uma transferência de micróbios patogênicos (causadores de doença) de um alimento contaminado (normalmente cru) para outro alimento, direta ou indiretamente. Ela pode ocorrer na área de manipulação a qualquer momento.
A água pode reduzir a maciez da carne e assim, ela também perde a suculência e também a textura natural. São fatores que podem interferir no sabor também. Aliás, a maior proliferação de bactérias que ocorre por conta da lavagem também modifica o sabor desse alimento.
Junte o polegar com o dedo indicador e se a carne estiver macia como a “almofadinha”, ela está malpassada. Se a consistência da carne estiver mais parecida com a união dos seus dedos polegar e médio, ela está ao ponto. E se estiver parecida com a união dos dedos polegar e anular, está bem passada.