Formação do plural dos artigos. o, os; a, as; um, uns; uma, umas.
Significado de um: Nome do algarismo "1". O plural de UM é UNS.
Regras do pluralPalavras terminadas em vogais, ditongo oral e “n”, formam plural com o acréscimo do “s”. ... Palavras terminadas em “m”, formam plural em “ns”.Palavras terminadas em “r” e “z”, formam o plural pelo acréscimo de “es”. ... Palavras terminadas em “al”, “el”, “ol”, “ul” formam plural trocando o “l” por “is”.
Com a locução um dos que, o verbo poderá ser escrito no plural ou no singular. A utilização do plural é mais frequente, sendo também a única forma recomendada por diversos autores.
Pronome relativo antecedido da expressão “um dos”, “uma das” – verbo na 3ª pessoa do singular ou do plural. Ex.: Ela é uma das que mais impressiona (ou impressionam).
39 curiosidades que você vai gostar
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Na verdade, com a expressão um dos que, o verbo pode ser flexionado tanto no singular (quando se refere a um único sujeito) como no plural (quando se refere a mais de um). Observe estes exemplos: “Cecília é uma das alunas da escola que mais participa de competições interestaduais.”
Na escrita "estão" fica gramaticalmente correto. No entanto, pressupõe-se que, no segundo caso "Como está seu pai e sua irmã?", há uma elisão do verbo, então existe uma concordância de sentido: "Como está seu pai e [como está] sua irmã?". A fim de facilitar eu utilizaria estão .
Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Estas duas formas conjugadas do verbo pedir se referem à 3. ª pessoa do plural, mas indicam diferentes tempos verbais. Pediram indica passado: Eles pediram os documentos ontem.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
Regras especiaisQuando os substantivos terminarem em –r, ou -s, ou -z, fazem o plural com – es. ... Quando os substantivos forem terminados em -al, -el, -ol ou -ul, fazem o plural trocando o -l por -is. ... Quando os substantivos forem terminados em -il, temos duas outras regras importantes.
Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.
Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
Para fazer a concordância adequada, observe: a) se o artigo antecede apenas o primeiro numeral ordinal, o substantivo vai para o plural; “O 1º e 2º Vogais ...”. b) se os artigos antecedem os numerais ordinais, o substantivo pode ficar no singular ou no plural; “O 1º e o 2º Vogal...”. ou “O 1º e o 2º Vogais...”.
Quatros é o plural de quatro.
Significado de três: Nome do algarismo "3". O plural de TRÊS é TRÊS.
Um dos que fez ou Um dos que fizeram ?
A segunda forma é a correta. A concordância do verbo deve ser feita com “dos que” e não com “um”. Pois, quando se diz “um dos que fizeram”, está subentendido que vários fizeram e ele foi um. Sendo assim, “ele foi um DOS QUE CHEGARAM cedo”.
São elas:1ª pessoa: eu (singular), nós (plural);2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.
A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.
Uma diferença entre está e esta é que pertencem a classes gramaticais diferentes.Esta é um pronome demonstrativo:Está é uma forma verbal:Verbo estar – Presente do indicativo: (Eu) estou. (Tu) estás. (Ele) está (Nós) estamos. (Vós) estais. ... Verbo estar – Imperativo: (Eu) --- (Tu) está (Ele) esteja. (Nós) estejamos.
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Compete à relação harmônica entre o sujeito e o verbo da oração. Quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar, e o mesmo acontece para o plural.
Com os verbos dar, bater e soar, a concordância verbal pode ser feita de duas formas. Concordância verbal com o sujeito da oração, sendo dada ênfase ao substantivo, ou concordância verbal com o numeral que indica as horas, sendo dada ênfase ao verbo, O relógio da torre deu onze horas. (concordância com o sujeito)
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O verbo fazer torna-se impessoal quando indica o sentido de tempo transcorrido e, por isso, não deve ser flexionado no plural em sua concordância. Observe a frase e escolha a melhor opção de uso do verbo fazer. Faz/Fazem duas horas que liguei e você não retornou a ligação.
Para quem a natação é recomendada?
O que faz a pessoa ganhar peso?
Quais são os benefícios de um porteiro?
Precisa de autorização do Ibama para ter uma chinchila?
Como tirar mancha de roupa com vinagre e bicarbonato?
Qual a importância da lateralidade para o desenvolvimento infantil?
O que é condromalácia patelar grau 3?
Quais os produtos mais vendidos no Mercado Livre em 2020?
Qual foi a primeira língua da história?
Como protocolar uma petição no STJ?