Junto com os chimpanzés, os bonobos (Pan paniscus) são os parentes evolutivos mais próximos dos seres humanos – o DNA de ambas as espécies é 1,3% diferente do Homo sapiens e 0,4% diferente entre si.
Os bonobos têm relações tanto heterossexuais quanto homossexuais para apaziguar os conflitos, adquirir status social, afeto, excitação e para redução do estresse. Junto com o chimpanzé-comum, o bonobo é o parente vivo mais próximo geneticamente do ser humano.
Em 1975, foi publicado um artigo na revista científica Science em que um professor da Universidade da Califórnia e sua aluna anunciavam que o DNA do ser humano seria 99% idêntico ao de um chimpanzé, primata que é o parente mais próximo da nossa espécie.
O homem faz parte da superfamília de primatas chamada Hominoidea, que inclui somente grandes macacos, como o gibão (um símio do sudoeste asiático), o orangotango, o gorila e o chimpanzé.
Bonobos, chimpanzés e seres humanos compartilharam um único ancestral comum de cerca de 6 milhões de anos atrás, disse Prufer. Os chimpanzés e os bonobos partilham o mesmo ancestral comum até um milhão de anos atrás, quando o rio Congo se formou. ... No comportamento, os bonobos são muito mais tolerantes, mais sociais.
39 curiosidades que você vai gostar
Os parentes vivos mais próximos do homem, em termos biológicos, são os chimpanzés, mas, embora o homem seja classificado como Homo sapiens, o que nos coloca no gênero Homo, os chimpanzés estão no gênero Pan.
Pesquisas mostram que a semelhança entre chimpanzés e humanos é de 99,4%, fazendo-os passarem do gênero Pan para Homo, posto antes ocupado apenas pelo homem. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. ... Para encurtar a história, os cientistas estão afirmando que os chimpanzés pertencem ao gênero humano.
Estudos indicam que os chimpanzés são os parentes mais próximos dos seres humanos na escala evolutiva, juntamente com os bonobos (Pan paniscus) compartilhando aproximadamente 99% de DNA e apresentando um ancestral comum por volta de 4 a 7 milhões de anos.
Colaterais de segundo grau (os parentes mais próximos desta linha) são os irmãos. Já os de terceiro grau são os tios e sobrinhos; de quarto grau, os primos, os tiosavós e os sobrinhos-netos. Na linha colateral, o parentesco tem limite: vai até o 4º grau.