Resumindo, a virtude precisa ser exercitada diariamente. Também vale ressaltar que a virtude não julga, visto que ela é responsável a dar dignidade aos atos do homem, pois a mesma busca o meio termo, nunca o excesso ou a falta, ou seja, nesse caso a prudência, a temperança é o que prevalece.
Para atingir a felicidade, isto é, para agir em conformidade com a virtude, o ser humano deve submeter seus desejos ao crivo da razão. A razão baliza, em cada circunstância, a forma correta de agir. Isso leva Aristóteles a propor a famosa teoria da mediana.
(...) Sendo, pois, de duas espécies a virtude, intelectual e moral, a primeira, por via de regra, gera-se e cresce graças ao ensino – por isso requer experiência e tempo; enquanto a virtude moral é adquirida em resultado do hábito (...)
Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de um indivíduo. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação, virtudes são todos os hábitos constantes que levam o homem para o caminho do bem.
Segundo o autor, a virtude é entendida por Aristóteles como uma prática e não como sendo mero conhecimento ou algo natural de cada ser humano possui, sendo essa a razão pela qual se faz necessária a sua prática constante como um hábito. A prática da virtude inclina a pessoa para o bem, que é a busca pela felicidade.
O significado mais associado à virtude é o da excelência. Cultivar virtudes é crucial para o desenvolvimento de uma pessoa, pois é uma forma de estar disposto a praticar o bem. As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana.
Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.
O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. A virtude/excelência pode ser intelectual, adquirida a partir da natureza e aperfeiçoada pelo ensino, e moral, adquirida por hábito.
Para os filósofos e psicólogos, por exemplo, as virtudes humanas básicas das pessoas são:
Alguns exemplos de virtudes do homem são a coragem, integridade, determinação, disciplina, honestidade, respeito, justiça, lealdade, tolerância, paciência, otimismo, bondade, perdão, alegria, gratidão, humildade, empatia, compaixão, amizade entre outras.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ética das virtudes (ou ética aretaica / ˌærəˈteɪ.ɪk /, do grego ἀρετή ( arete, virtude) são teorias éticas normativas que enfatizam virtudes da mente, caráter e senso de honestidade.
Outra maneira de dizer isso é que, na ética da virtude, a moralidade decorre da identidade ou caráter do indivíduo, em vez de ser um reflexo das ações (ou consequências delas) do indivíduo. Hoje, há um debate entre vários adeptos da ética da virtude sobre quais virtudes específicas são moralmente louváveis.
As virtudes éticas em Aristóteles a ação moralmente boa, o meio-termo e a justiça As virtudes éticas em Aristóteles: a ação moralmente boa, o meio-termo e a justiça. João Gabriel Cirelli Medeiros
São as virtudes que regulam os atos humanos, ordenam suas paixões e guiam sua conduta, segundo a razão e a fé. Entretanto, os teólogos cristãos consideravam as virtudes como uma concessão divina, jamais uma conquista evolutiva do Espírito.
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