O jiu-jítsu surgiu no Japão há mais de 3 600 anos. Especula-se que tenha as mesmas origens do wushu, ou kung fu, criado na China. No jiu-jítsu, usa-se o corpo como alavanca para derrubar ou neutralizar inimigos maiores sem golpes traumáticos.
Tudo começou em 1914, quando o japonês Mitsuyo Maeda, especialista nas artes marciais orientais, desembarcou no Brasil. Especialista nas artes marciais do Oriente,o japonês Mitsuyo Maeda vinha de uma turnê pela América do Norte e Central, onde apresentara – pela primeira vez no continente – o judô e o jiu-jitsu.
O que é Jiu Jitsu:
Etimologicamente, a expressão japonesa jiu jitsu pode ser traduzida literalmente como “arte da suavidade” ou “técnica da brandura”, uma referência ao caráter e filosofia desta arte marcial: o equilíbrio e o controle total do corpo.
Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Foi considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway.
O Karatê moderno tem suas origens em mosteiros da China e Índia. Ele chegou ao Japão através desses monges e foi moldado à cultura local. Gichin Funakoshi era um dos praticantes do então Okinawa-te (como era chamado o Karatê na época).
32 curiosidades que você vai gostar
A história do karatê começa quando o monge indiano Bodhidarma caminha da Índia para China querendo fundar um mosteiro budista. Além dos conceitos de contemplação do budismo, Bodhidarma levou uma técnica de luta sem armas, com objetivo de manutenção da saúde e autodefesa, dando início as artes marciais.
O karatê chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, no ano de l908 e já que a colônia se instalou primeiro no interior de São Paulo e na capital, nada mais lógico do que aquele estado se transformar no pioneiro do karatê nacional.
O judô foi inventado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, praticante de jiu-jitsu. A ideia era criar uma luta cujos golpes fossem aplicados com mais inteligência do que força. Depois de muito pesquisar as artes marciais da época, Kano divulgou o judô – “caminho suave”, em japonês.
O Judô é uma modalidade esportiva de origem japo- nesa que chegou ao Brasil no século passado e que hoje em dia é praticado por cerca de dois milhões de pessoas. A introdução do judô no Brasil ocorreu, principal- mente, a partir dos imigrantes japoneses. Os primeiros chegaram oficialmente com Kasato Maru1, em 1908.
O boxe tailandês – tradução de muay thai em português – teria surgido há 2 mil anos com base no wushu (ou kung fu) chinês. Forçados a deixar a China, agricultores que encontraram liberdade e terras férteis na atual Tailândia precisavam se defender do vizinho poderoso.
O maior desenvolvimento do JIU JITSU se estendeu do século XVII ao XIX como um método de luta eficiente e sem limites. Portanto pelos fatos históricos a origem do JU JUTSU (JIU JITSU) vem de várias formas de lutas orientais/ocidentais primitivas e sistematizadas com características de ataque e defesa.
O Jiu-Jitsu no Brasil
Por volta de 1914, chega ao Brasil Mitsuyo Maeda, mestre japonês em lutas marciais, também conhecido como Conde Koma. Depois de percorrer alguns países como o Reino Unido, México, Cuba e França, Maeda chegou ao Brasil fazendo demonstrações e lutas e fixa-se em Belém do Pará.
Oss ou Osu é uma expressão fonética criada pela Escola Naval Japonesa e é considerada polissêmica por ter inúmeros significados. Em sentido geral, Oss representa expressões como "sim", "obrigado", "entendi", "desculpa", ou até mesmo um cumprimento a outra pessoa.
Carlos Gracie
O jiu-jítsu japonês (praticado como judô) foi apresentado à família Gracie, no Brasil, ao redor de 1914, por Esai Maeda, também conhecido como Conde Koma.
No entanto, é no dia 14 de novembro de 1914 que realmente o Jiu-Jítsu desembarcaria no Brasil, através de Mitsuyo Esay Maeda, mais conhecido como o Conde Koma, mestre de Jiu-Jítsu japonês e faixa preta de Judô da Kodokan do mestre Jigoro Kano, o Judô que se originou do Jiu-Jítsu, aprimorando as técnicas de projeções ( ...
No Brasil, um estilo de luta livre chamado Telecatch foi popular entre as décadas de 1960 e 1980. O Telecatch era uma luta que misturava combate, encenação teatral e circo. Os competidores não lutavam de verdade. Seus movimentos e golpes — geralmente exagerados, beirando o engraçado — eram coreografados e ensaiados.
Eisei Mitsuyo Maeda, também chamado Conde Koma, chegou ao Brasil em 14 de novembro de 1914, entrando no país por Porto Alegre. Junto com ele chegaram Satake, Laku, Okura e Shimisu. Em 18 de dezembro de 1915 a trupe de lutadores chegou a Manaus, mas antes disso rodou o Brasil em demonstrações e desafios.
No ano de 1886 foi organizada uma competição no Japão e as escolas de judô dessa época participaram. O evento marcou e espalhou o esporte por todo país. A modalidade chegou na Inglaterra primeiro, por volta de 1899, em seguida nos Estados Unidos e na Europa a partir de 1905.
Judocas brasileiros medalhistas olímpicosMunique-1972. Chiaki Ishii (bronze na categoria -93 kg)Los Angeles-1984. Douglas Vieira (prata na categoria -95 kg) ... Seul-1988. Aurélio Miguel (ouro na categoria -95 kg)Barcelona-1992. Rogério Sampaio (ouro na categoria -85 kg)Atlanta-1996. ... Sydney-2000. ... Atenas-2004. ... Pequim-2008.
A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades. O modelo de luta dos gregos inspirou os franceses a criar, no início do século 19, o estilo hoje conhecido como luta greco-romana.
O judô é uma arte marcial japonesa e um esporte olímpico de combate desde 1964. Esse esporte de defesa pessoal tem como objetivos melhorar a coordenação motora, a concentração, a autoconfiança, além de fortalecer o físico, o espírito e a mente.
Como a filosofia do judô transforma vidas
Segundo palavras do seu criador, “o Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um princípio de viver”. Assim, o professor Jigoro Kano defendia a ideia de que era possível qualquer pessoa adquirir qualidades que fossem favoráveis à vida de modo geral.
Atualmente, segundo a Federação Mundial de Karate (WKF), são mais de 100 milhões de praticantes de Karate. Mas com a grande quantidade de organizações da arte espalhadas pelo mundo, de linhas distintas, sem contar as escolas independentes, com certeza o número é muito maior.
Estilo mais comum no karatê competitivo, o Shotokan também é o mais difundido no Brasil. Seu nome significa “Academia do Pinheiro”, em referência a um pseudônimo do seu mestre-fundador.
De acordo com as regras de lutas do karatê, é proibido:Técnicas que façam contato excessivo, tendo em vista a área pontuável atacada, e técnicas que façam contato com a garganta;Ataques aos braços ou pernas, virilhas, articulações ou peito do pé;Ataques à face com técnicas de mão aberta;
Como fazer para a tinta fixar mais no cabelo branco?
Como foi a chegada dos europeus no continente americano?
Como baixar anime Brasil no PC?
Como os portugueses descobriram o Brasil?
Como fixar placa de sinalização?
Como foi a chuva em Joinville ontem?
O que foi a República de Oliver Cromwell de 1649 a 1658?
Como foi o processo de abolição da escravatura nos Estados Unidos?
O que significa instalar no dicionário?
Quanto tempo durou a escravidão nos Estados Unidos?
Quais os povos que colonizaram a Região Sul?
Quando os portugueses aqui chegaram em 1500?
Como ficará o tempo neste sábado?
Como instalar o certificado digital no Microsoft Edge?
Como retirar luminária do teto?