O orixá Obaluaê é o mais temido entre todos, afinal ele é o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, ou seja, seus poderes incluem os maiores medos dos seres humanos.
O orixá da morte conhecido como Omulu é responsável por realizar a passagem das almas do plano terrestre para o plano espiritual quando as pessoas falecem. Isso faz de Omolu o Orixá encarregado da morte, da terra e do fogo.
Na mitologia iorubá, xangô é rei, por isso é o orixá que cuida do poder, da administração e da justiça.
Na condição de orixá das doenças, Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras. Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.
Logun-Edé – é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.
33 curiosidades que você vai gostar
Obá, a Guerreira Mulher
(Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!) Com espada e escudo na mão, Obá está sempre pronta para lutar. Obá é uma orixá que representa força, ousadia e sabedoria.
Segundo ela, Oxum, por ser associada a água doce, é a senhora das águas da vida, já que a substância é essencial para a perpetuação dos seres vivos no planeta. “Ela é dona da fertilidade, protetora do amor, inventora do Candomblé, é menina dos olhos de Oxalá [orixá que está acima dos demais na hierarquia divina].
Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Exu Caveira [ Sergulath ], exu ligação e oRganizador de Omulú, tem em especial poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimAnhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos.
Ele é considerado o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, devido ao seu grande poder. Tanto no Candomblé quanto na Umbanda, este Orixá é o mais temido, pois é impossível esconder qualquer coisa dele. Omolú consegue enxergar tudo a respeito da vida de qualquer pessoa.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conforme a Umbanda, o Exu Caveira é um orixá que tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.
O percussionista Naná Vasconcelos, de 71 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9), no Recife. Ele tinha câncer de pulmão e estava internado há dez dias. De acordo com a assessoria do Hospital Unimed III, o músico teve uma parada respiratória e passou por um procedimento, mas não resistiu e faleceu às 7h39.
Ikú, a Morte é um Orixá, designado por Olodumare para uma função derradeira. Existem e são raríssimas, pessoas de Ikú que, evidentemente, não são iniciadas, cumprem normalmente seu destino e tem funções específicas num Ilê Axé.
Obaluaiê é estreitamente relacionado a Exu e Xangô.
Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.
Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Abandonado pela mãe Nanã Buruku, nasceu com o corpo coberto de chagas. No entanto, não é só por causa de sua doença que Omolu se cobre de palha.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Para os Yorubás, Omolu é o irmão mais velho de Xangô, o que contexta algumas concepções do Candomblé no Brasil. Na Umbanda, Omolu é chefe da falange dos Pretos velhos que são homenageados hoje 13 de maio, data que se comemora a abolição da escravatura no Brasil.
Obá age absorvendo as ondas mentais dos seres, quando esses, fazem mal uso de suas faculdades. Ela também é conhecida como a “Orixá da Verdade”. Sua qualidade concentradora atua conjuntamente com essa característica.
Significado de odoyá: Odoyá ou Odoiá - saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas.
Elas são narcisistas demais para gostar mais do outro do que delas mesmas. Não são levadas por paixões arrebatadoras. Preferem a calma, o equilíbrio e a tranquilidade do amor. Guardam a sete chaves as traições de outros com relação a elas e – mesmo que não guardem mágoas – jamais perdoarão essas pessoas.
Como transmitir áudio pelo celular?
Como usar o microfone no VoiceMeeter?
Como é possível transmitir aulas ao vivo?
Como transmitir tela do celular MOTO g5 para TV Samsung?
Como emitir duplicata na nota fiscal eletrônica?
Como compartilhar meus dados móveis com o computador?
Como espelhar um celular pelo IP?
Como espelhar a tela do notebook na Smart TV Samsung?
Como se vestem os dançarinos de break?
O que aconteceu no Rio Jordão?
Como transmitir do celular para TV Sony?
Qual é o nome do primeiro cocô do bebê?
Como transplantar a muda de orquídea?
Como são chamadas as células descritas pelo texto Qual a razão desse nome?
Como espelhar a tela do smartphone na TV?
Como é a raiz da palmeira fênix?
Como obter imagens atualizadas do Google Earth?