O desenho permite que a criança se expresse, aprimorando o controle das emoções e revelando também uma função terapêutica, pois ao estimular atividades artísticas, as crianças tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e até mesmo depressão.
Por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. É por meio do desenho, que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade.
O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.
Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.
É legal observar que por meio do desenho é possível fazer um histórico da evolução da criança no uso de formas, cores, traços e harmonia do conteúdo. Brincando e aprendendo a desenhar, a criança, assim como o artista, conta uma história na imagem criada por ela.
30 curiosidades que você vai gostar
O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.
Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado.
O desenho antecede e organiza pensamentos e palavras, é um meio de indicar os caminhos percorridos pela criança até chegar ao processo de construção da escrita. Ele pode ser visto como uma forma de demonstrar suas aprendizagens em diferentes fases do seu desenvolvimento.
O desenho é um instrumento de comunicação que acompanha a humanidade desde sua existência, ele está inserido em um esquema de representação. É um meio em que o homem expressa seus sentimentos e é capaz de comunicar-se (JUNQUEIRA FILHO, 2005).