A literatura infantil é muito importante, ela contribui para o conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler, podendo assim influenciar de maneira positiva no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
Isso, além de tornar a Literatura Infantil parte da vida dos pequenos, estimula a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem, uma visão de mundo mais ampliada, entre outros vários benefícios.
Dessa forma, inferimos que a função social da literatura infantil consiste no desenvolvimento da Competência Informacional nas crianças, na medida em que estimula a refletir sobre as informações, questioná-las e usá-las na resolução de problemas.
42 curiosidades que você vai gostar
A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.
As funções da literatura1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas.2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos.3- Função estética – gerar admiração pelo belo.4- Função cognitiva – transmitir conhecimento.5- Função lúdica – entreter, relaxar, envolver.
A literatura infantil tem uma importância que vai além do prazer proporcionado por ouvir ou ler histórias, ela contribui para efetivar a iniciação das crianças nas complicações das linguagens, ideias, valores e sentimentos que governam a vida.
- Propiciar o desenvolvimento do gosto pela leitura de textos literários. - Retomar, sistematizar e aprofundar os conhecimentos linguísticos adquiridos pelo aluno ao longo de sua vida escolar. - Possibilitar ao educando a ampliação do seu domínio de uso da norma padrão.
Aumenta a criatividade
A leitura permite aumentar a sua base de conhecimento. Através do aumento do conhecimento, novas conexões entre ideias diferentes podem surgir. ... Bem como ler os clássicos da literatura pode despertar novas formas de ver o mundo.
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
A literatura infantil é compreendida como uma atividade que além de educar, diverte, ensina e forma a criança para a vida em sociedade através de atividades prazerosas extraídas direto dos livros de literatura, como, (contos, fábulas, lendas, gravuras, fantoches, dobraduras etc.).
Podemos dizer que a literatura infantil é relativamente nova, pois começou a ser difundida e pensada a partir do século XVII, quando a infância passou a ser socialmente construída (quando a as crianças deixaram de ser adultos em miniaturas e, aos poucos, foram sendo reconhecidas como sujeitos em formação) e considerada ...
Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e compreender melhor seus sentimentos, além de entender seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo e sociedade.
Ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos e alfabetizar são alguns dos objetivos geralmente ligados à leitura de textos literários na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Conforme se pode perceber nas citações anteriores, a literatura infantil traz uma lição de vida de forma imaginária, contribuindo para a formação da criança no processo de construção da sua personalidade.. Ela é um dos caminhos que facilitam a aprendizagem durante o processo de alfabetização, além de desenvolver a ...
Dessa forma, a literatura infantil é parte integrante na ação pedagógica do docente para a formação integral da criança, pois favorece a retirada de barreiras educacionais e pessoais de que tanto se fala, oportunizando uma forma justa de educação, principalmente no desenvolvimento da linguagem, do exercício intelectual ...
A Literatura Infantil e Infanto Juvenil são fontes enriquecedoras de conhecimentos e informações, e oferece um método prazeroso e lúdico para que as crianças possam enveredar no mundo da leitura.
A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.
A literatura tem como função retratar realidades, ou seja, a sociedade, o homem e as suas ações, de modo a provocar reações específicas no leitor, como emoção e reflexão, além de aumentar o seu conhecimento de mundo.
A literatura e sua importância para a sociedade
Sua leitura é imprescindível, pois, além de ser prazerosa, contribui para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências.
A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do ...
Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. ... O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto.
Estabeleça um horário na rotina da criança para ela realizar a atividade de leitura. Por exemplo, ler ou contar história após o recreio, após o lanche, antes da hora de dormir ou simplesmente no momento que parecer mais conveniente. O importante é ler constantemente, respeitando sempre o tempo-limite de cada criança.
Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativaFábula. Costumam ser histórias curtas. ... Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. ... Crônica. ... Lendas e mitos. ... Romance.
O que diz o artigo 373 do CPC?
Quantas horas o iPhone se fica carregado?
Quantos anos tinha a Natalie Portman quando fez o profissional?
Quanto tempo dura uma cirurgia de estenose uretral?
O que há em comum na crítica à sociedade de consumo pelos pensadores?
Quando começa a Quaresma de São Miguel 2021?
Porque a mancha vermelha no corpo de Kratos?
Onde ocorre a cadeia respiratória nas células eucarióticas e Procarióticas?
Quanto tempo leva para contar até 1 bilhão?
Como mudar a cor verde do WhatsApp?
Como se escreve por extenso 0 4?
Como desfazer folha dupla no Word?
Qual é a diferença entre jacobinos e girondinos?
Quando começa a vender os ingressos do Lollapalooza 2022?
Como escrever diagnóstico de risco enfermagem?
O que se trabalha no folclore?