Os oceanos do planeta Terra. Um corpo de água contínuo que cerca a terra, o oceano global é dividido em áreas principais....Oceano.
# | Oceano | Comentários |
---|---|---|
1 | Oceano Pacífico | Separa Ásia e Oceania das Américas |
2 | Oceano Atlântico | Separa as Américas da Eurásia e da África |
Oceano Atlântico na História Essa descoberta colaborou para a teoria da Deriva Continental que explica que, há 200 milhões de anos, não existia uma separação entre os continentes. Havia apenas um continente, Pangeia, e um único oceano, o Pantalassa.
De forma geral, são aceitos seis principais supercontinentes: Vaalbara, Kenorland, Colúmbia, Rodínia, Panótia e Pangea. Montagem: início há 3,6 bilhões de anos. Deriva: início há 2,8 bilhões de anos atrás.
Designa-se por Pangeia o continente que, descrito pela deriva continental, existiu entre 2 milhões de anos, durante a era Paleozoica, segundo estudos.
oceano Glacial Ártico
Ele está ligado ao oceano Pacífico por meio do estreito de Bering e, ainda, ao oceano Atlântico por meio do mar do Labrador e do mar da Groenlândia. O oceano Glacial Ártico possui cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, sendo o menor oceano em extensão territorial do mundo.
Atlântico,porque é o maior.
Oceano Pacífico: corresponde ao maior oceano da Terra, situando-se entre o continente americano e a Ásia e Oceania. Oceano Atlântico: corresponde ao segundo maior oceano da Terra, dividindo a América da Eurásia e da África. Oceano Índico: corresponde ao terceiro maior oceano, banhando o sul do continente asiático.
Nuna
Acredita-se que o Nuna tenha sido formado por partes da maioria dos continentes atuais. Os pesquisadores acreditam que ele foi o primeiro supercontinente, já que as colisões das placas tectônicas de cerca de dois bilhões de anos são as evidências mais antigas já encontradas sobre a existência delas.
Por fim, a Pangéia teria se dividido em dois grandes continentes por volta de 300 milhões de anos atrás: a Laurásia, que deu origem à América do Norte e Eurásia (que era formada pelos continentes Europeu e Asiático); e Gondwana, que era formada pelos atuais continentes da América do Sul, África, Índia, Austrália (na ...
Segundo os pesquisadores, esse novo cenário pode ser explicado pelos fenômenos de “introversão” e “extroversão” gerados pela movimentação das placas tectônicas. No primeiro caso, as águas que separam os continentes são “sugadas” para o interior do planeta, os territórios se juntam e formam um superoceano.
O cientista marinho suíço Jacques Piccard previu que em vista da proporção atual da contaminação, os oceanos do mundo ficariam desprovidos de vida em 25 anos. Disse que devido a sua pouca profundidade o mar Báltico seria o primeiro a morrer.
O ponto mais profundo do oceano são as Fossas Marianas, localizadas no oceano Pacífico, próximos às Ilhas Marianas, com uma profundidade máxima de 11 037 metros, de acordo com a inspeção feita em 1960, pelo batiscafo da Marinha britânica Challenger 2, que deu seu nome à parte mais profunda da fossa, Challenger Deep .
No segundo caso, o superoceano é “engolido” pela Terra e os continentes se separam. A hipótese é de que esses fenômenos se alternem de tempos em tempos, ou seja, depois de um momento de “introversão” sempre vem outro de “extroversão”.
Por que a desigualdade social é um problema?
Como ajustar o volume do interfone Intelbras?
O que são sistemas alternativos de abastecimento de água?
Quem mora sozinho pode se cadastrar no CadÚnico?
O que significa o fruto da oliveira?
Qual salmo é bom para ansiedade?
Quanto custa para arrumar a caixa de direção?
Quais são as seis necessidades humanas?
Até quando o iPhone 8 vai atualizar?
Qual a importância da ISO 9000 para as empresas?
Qual a carga horária de um Professor de Filosofia?
Como cobrar o valor de arte gráfica?
Para que serve blindagem nas unhas?
Como é feito o diagnóstico do transtorno bipolar?