O "diabo negro do mar" tem uma antena que se ilumina graças a bactérias bioluminescentes, o que o ajuda a atrair suas presas.
O peixe-diabo negro (Melanocetus johnsonii) é uma espécie de peixe encontrada em todos os oceanos, porém, mais especificamente em profundidades que variam entre 4,5 e 1,5 mil metros. É capaz de atrair suas presas com uma falsa isca luminosa.
Para manter os faróis acesos, esses peixes têm órgãos chamados fotóforos. Dentro dessas estruturas, a luz é produzida de duas formas: ou o peixe sintetiza suas próprias luciferina e luciferase ou uma colônia de bactérias faz o trabalho por ele.
Peixe Diabo Negro do Mar
Possuem uma espécie de “vara de pesca” que termina em uma bolha que emite uma luz como uma isca, atraindo as presas em direção aos seus temidos dentes afiados. Esta luminosidade é possível graças à simbiose com bactérias bioluminescentes.
As fêmeas podem medir até 20 centímetros, enquanto o macho é dez vezes menor e não pode sobreviver sozinho - ele se acopla à companheira como um parasita. Para os que assistiram ao filme Procurando Nemo, da Disney/Pixar, este peixe é conhecido: ele aparece em uma cena perseguindo os protagonistas do desenho animado.
23 curiosidades que você vai gostar
O "diabo negro do mar" tem uma antena que se ilumina graças a bactérias bioluminescentes, o que o ajuda a atrair suas presas. Elas acabam atraídas para suas temidas mandíbulas, repletas de dentes afiados.
O Diabo-marinho tem dentes pontiagudos e transparentes, além de uma boca capaz de engolir presas do tamanho do próprio corpo. Ele conta com uma uma haste comprida acima de sua cabeça com uma ponta bioluminescente, que serve para atrair animais na escuridão das profundezas.
O peixe-diabo negro possui uma espécie de lâmpada pendente em sua cabeça. Por viver em águas profundas, onde praticamente não existe luz, esse brilho serve para atrair suas presas.
O tal peixe de aspecto monstruoso existe: chamado de peixe-diabo negro, o animal tem como habitat as profundezas do oceano, onde não há penetração de luz. Por isso, ele tem uma espécie de apêndice bioluminescente, usado para atrair suas presas.
Os peixes-lanterna vivem em águas oceânicas, em profundidades de até 2 mil metros. Ao anoitecer, sobem até próximo da superfície, entre dez e 200 metros, à procura de seu alimento preferido: o zooplâncton. Ao amanhecer, retornam para as grandes profundidades e repetem a viagem diariamente.
Peixe-lanterna
Este peixe tem na sua cabeça uma espécie de lanterna com a qual ilumina o fundo escuro do oceano e que atrai tanto as suas presas como os seus parceiros sexuais.
O peixe-lanterna, também conhecido como Symbolophorus barnardi, é um peixe que vive em águas salgadas e profundas, podendo chegar a 1.500 metros de profundidade durante o dia, indo para mais perto da superfície apenas à noite.
Ele se torna uma espécie de parasita, o qual sobrevive anexo à fêmea que possui o dobro de seu tamanho. Com o tempo o macho se degenera, restando apenas suas gônadas, que liberam espermatozoides quando a fêmea está apta para a fecundação.
Blobby é um peixe da espécie Psychrolutes marcidus, que vive na escuridão do fundo do mar, de 600 a 1,2 mil metros abaixo da superfície. Ele nunca sobe às zonas claras, a menos de 300 metros de profundidade.
O peixe-ogro habita os oceanos Atlântico e Pacífico em profundidades entre 500 e mais de 5.000 metros. Apesar de habitar em profundidades abissais, esse peixe não é luminescente.
No Brasil, o peixe-elétrico mais conhecido é o poraquê, também chamado de enguia-elétrica (embora não seja uma enguia verdadeira) e treme-treme. Seu nome vem de uma palavra do idioma tupi que significa “o que faz dormir”. Seu nome científico é Electrophorus electricus.
Nemo é o peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris)
Um peixe que é reproduzido em cativeiro e também o mais popular peixe ornamental dos aquários de água salgada.
O peixe-bolha é um animal marinho muito estranho, que vive nas profundezas. Sua aparência muda ao ser levado à superfície: seu corpo é gelatinoso e com baixa densidade, características que lhe dão uma aparência um tanto desagradável.
Em sua cabeça possui uma antena que produz bioluminescência, atraindo, assim, as presas para suas mandíbulas assustadoras. No ano de 2014, cientistas do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterrey, na Califórnia, filmaram pela primeira vez esse animal em seu habitat natural.
Lampreia. A lampreia é um peixe ciclóstomo (ou seja, com boca circular, sem mandíbula) de água doce, da família Petromyzontidae. Sua boca é basicamente uma ventosa com o diâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua-raspadora, o que resulta na fórmula perfeita para uma visão bizarra.
Ambientes muito barulhentos também podem desencadear estresse em peixes, por isso é essencial que o aquário não fique posicionado muito próximo de televisão ou aparelho de som. E não se deve nunca bater no vidro, pois essa é uma ação extremamente estressante para os peixes.
A maior parte dos peixes respiram absorvendo água pela boca e pelas brânquias, expelindo-a pelos opérculos. Trata-se de um processo que os torna capazes de extrair oxigénio e eliminar dióxido de carbono e amônia.
Os peixes abissais são aqueles que vivem em regiões oceânicas muito profundas. - São áreas dos oceanos habitadas pelos peixes abissais, que possuem o organismo adaptado para viver na ausência de luz e na presença de elevada pressão. - Em função da dificuldade de reprodução, algumas espécies são hermafroditas.
Para sobreviverem num ambiente tão inóspito, apresentam diversas adaptações. Alguns peixes abissais têm boca e estômago capazes de engolir presas com o dobro do seu tamanho, por conta de ter um corpo elástico.
Em qual episódio Luna e Matteo ficam juntos?
Qual a origem e significado do nome martins?
Como fazer leitura de forma dinâmica?
Qual é o significado do nome Julie?
Como cadastrar cartão de crédito em milhas?
O que é um sistema de numeração?
Qual é o significado do nome Mateus Henrique?
Qual é a função do sistema circulatório dos insetos?
Como funciona os pontos da Anhanguera?
Como é o funcionamento de um microondas?
Como funciona sistema de banco de horas?
Quais são os sistemas de freio de um carro?
Quais são as tablaturas do violão?
Qual a função do sistema de lubrificação do motor?
Como funciona um sistema de automação residencial?