Júpiter: É o maior planeta do Sistema Solar e recebeu o nome do rei dos deuses. Júpiter é uma imensa esfera gasosa, com uma massa duas vezes maior do que a de todos os outros planetas juntos. É o que mais possui satélites naturais (luas).
Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.
Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele fica logo ali, depois de Marte, a mais de 600 milhões de quilômetros. Ele tem 11 vezes o tamanho do diâmetro da Terra. No planeta pode ser visto uma grande mancha vermelha. Já Saturno só perde em tamanho no sistema solar pra Júpiter, sendo cerca de 20% menor.
Planeta MercúrioÉ um planeta rochoso, sendo o mais próximo do Sol e o menor do sistema solar;Distância do Sol: ~ 58 milhões de km (58.000.000 de km), que corresponde a 0,39UA;Diâmetro do planeta: ~4,879 km;Duração do dia: 59 dias terrestres;Duração do ano: 88 dias terrestres;
Embora possua dimensões ligeiramente menores, Netuno possui massa maior do que a de Urano, pelo fato de que a massa específica de Netuno é de 1,64 g/cm³ em comparação com 1,3 g/cm³ de Urano.
43 curiosidades que você vai gostar
Sol e VY Canis Majoris
A hipergigante vermelha VY Canis Majoris é uma das maiores estrelas conhecidas, e a imagem acima mostra isso muito bem. Estima-se que o raio chega a aproximadamente 1.420 vezes o do Sol, de 696.340 km!
Vamos começar dizendo que o universo é grande. Estima-se que, se olharmos em qualquer direção, suas regiões visíveis mais distantes estão a cerca de 46 bilhões de anos-luz de distância. Isso significa ter um diâmetro de 540 sextilhões de milhas (ou 54 seguido por 22 zeros).
Marte. Quarto planeta a partir do Sol e o mais visível do planeta Terra, Marte possui dois satélites naturais “Fobos e Deimos”, sendo o segundo menor planeta do sistema solar, atrás de Mercúrio.
Mercúrio. É o menor planeta do sistema solar, com um raio de 2.439,7 km e gravidade de 3,7 m/s². Embora seja pequeno, é o planeta mais próximo ao Sol, por isso é o mais quente.
Com apenas cerca de 4.876 km de diâmetro, Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar, menor até mesmo do que algumas luas como Titã, de Saturno, ou Ganimedes, de Júpiter. O planeta é apenas um pouquinho maior do que a nossa própria Lua. Além disso, Mercúrio tem apenas cerca de 5,5% da massa da Terra.
Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas anões são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão do objeto celeste Sedna e dezenas de outros nessa categoria nos próximos anos.
Os demais astros não tem luz própria. Estão incluídos nesta categoria planetas, satélites, asteroides e cometas. Os planetas só brilham devido à luz solar que refletem. Se um planeta vai ser visível ou não depende da posição dele em relação ao Sol.
Júpiter não tem solo
Mas Júpiter não. Trata-se de um planeta sem superfície sólida, o que significa que seria impossível fincar uma bandeira tal como Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os primeiros astronautas a pisar na Lua, fizeram. Na verdade, não seria possível nem pisar em Júpiter.
Plutão é um planeta anão que orbita o nosso sistema solar. Ele está localizado em uma região desse sistema chamada de Cinturão de Kuiper, em uma zona muito afastada do sol e que, portanto, apresenta uma baixíssima influência desse astro.
Escolhendo uma escala apropriada, representamos o Sol por uma esfera de 80,0 cm de diâmetro e, conseqüentemente, os planetas são representados por esferas com os seguintes diâmetros: Mercúrio (2,9 mm), Vênus (7,0 mm), Terra (7,3 mm), Marte (3,9 mm), Júpiter (82,1 mm), Saturno (69,0 mm), Urano (29,2 mm), Netuno (27,9 mm ...
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.
Basicamente, o principal parâmetro que levou a União Internacional da Astronomia (IAU) a remover Plutão da lista de planetas é o fato de ele não ser capaz de conduzir a sua própria órbita, ou seja, ele depende de outros corpos celestes para influenciar seu trajeto – neste caso, Netuno, de um lado; e diversos objetos ...
Tamanhos dos planetas do Sistema Solar
Júpiter (139.822) é o maior planeta do Sistema Solar, sendo também o que apresenta maior massa. Saturno (116.464) segue em segundo lugar. Urano (51.108) é o terceiro maior planeta e Netuno (49.538) é o quarto maior planeta. Todos estes planetas são jovianos, ou gasosos.
Dessa forma, atualmente, segundo observam os astrônomos, a área do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de km. Portanto, trata-se de algo que está muito além da nossa capacidade de imaginação.
Em 2019, por exemplo, alguns cientistas publicaram um artigo para mostrar que o Big Bang teria ocorrido há 12 bilhões de anos. No entanto, um novo estudo fornece novas evidências de que a idade mais aceita é mesmo a correta: 13, 8 bilhões de anos.
Conheça 5 das maiores estrelas do universoSírius – A estrela Binária. ... Arcturus – A mais Brilhante do Hemisfério Norte. ... Antares – A rival de Marte! ... VY Canis Majoris – Maior do universo? ... UY Scuti – A MAIOR DE TODAS!
Qual o jeito de lidar com a perda de um amigo?
O que é uma pessoa passivas agressivas?
Como acalmar alguém com ansiedade por mensagem?
Como é conviver com uma pessoa que tem TOC?
Como gravar vídeo com efeito do Instagram?
Como calcular parede de gesso?
Qual a medida de um Forno Elétrico de Embutir?
Como verificar o desgaste dos pneus?
Como Instalar Office 365 e Project 2016?
Como medir o tamanho certo do pé?
Como saber a altura na fita métrica?
O que fazer com mulher mimada?