O tubarão-baleia (Rhincodon typus), é a maior espécie de peixe viva hoje, com cerca de seis a dez metros do nariz à ponta da cauda, em média.
Tubarão-baleia
O maior tamanho registrado é de 20 metros e o comprimento médio geralmente excede os 10 metros.
Ainda que o tubarão nas imagens seja grande, não é possível confundi-lo com a espécie pré-histórica, que foi extinta há pouco mais de 2 milhões de anos. Teorias conspiratórias afirmam que o animal está vivo nas profundezas do oceano mas, para os especialistas, não há duvidas de que ele esteja extinto.
Como o Megalodon morreu? Duas hipóteses são levantadas para a extinção do megatubarão em um artigo publicado na Peerj: a ascensão do grande tubarão branco moderno (Carcharodon carcharias) ou uma onda de extinções marinhas que mexeu no clima e biodiversidade da Terra e que pode ter sido causada por uma grande supernova.
Após novas analises, os pesquisadores agora estão propondo que essa enorme criatura marinha possa ter sido morta por ninguém menos que o grande tubarão branco moderno (Carcharodon carcharias). Analisando todos os fósseis antigos do O.
17 curiosidades que você vai gostar
Agora, ele tem finalmente a sua resposta: o megalodonte desapareceu há cerca de 3.6 milhões de anos, cerca de um milhão de anos antes das estimativas anteriores.
O megalodonte foi uma espécie de tubarão extinta há cerca de dois milhões de anos. Acredita-se que esse animal tenha vivido do Mioceno Médio ao limite do Plioceno-Pleistoceno. Ele era encontrado em mares quentes e rasos de praticamente todo o planeta, o que conferiu a essa espécie o título de cosmopolita.
Esse tubarão pode viver até 400 anos – e sabemos disso graças à bomba atômica | Super.
Tubarão raposa (Alopias vulpinus)
É uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Chega a medir 5,50 metros. Possui uma cauda curiosa, que mede o mesmo tamanho do seu corpo.
São atualmente cerca de 90 espécies de tubarões registrados no Brasil, sendo conhecidos ataques de poucas espécies, como os tubarões martelo (Sphyrna spp), mangona (Carcharias taurus), galha-preta (Carcharhinus spp), tubarão branco (Carcharodon carcharias), tigre (Galeocerdo cuvier) e cabeça-chata (Carcharhinus leucas) ...
Segundo os especialistas, um megalodonte tinha cerca de 16 metros de comprimento — 4,65 metros só de cabeça. Já sua barbatana dorsal e sua cauda tinham 1,62 metro e 3,85 metros de altura, respectivamente.
Os tubarões se diversificaram em aproximadamente 375 espécies (no Brasil são conhecidas 88), variando em tamanho desde o menor, o tubarão-lanterna anão, Etmopterus perryi, uma espécie de no máximo 21 centímetros de comprimento, ao tubarão-baleia, Rhincodon typus, o maior, que atinge cerca de 12 metros e que se alimenta ...
Tubarão-da-Groelândia com cerca de 400 anos é o vertebrado mais velho do mundo.
A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares.
Com 16 metros e quase 100 toneladas – supostamente o maior carnívoro entre todos os conhecidos –, a mordida de um C. megalodon variava entre cerca de 10.8 a 18.2 toneladas, estimaram os cientistas.
O nome da espécie paradoxodon refere-se ao fato de que o tubarão surgiu tão repentinamente no registro geológico, depois de parecer ter se separado de seu parente mais próximo, Otodus, cerca de 45 milhões de anos antes.
Quanto aos gigantes répteis pré-históricos que habitavam nosso planeta milhões de anos atrás, os cientistas afirmam que não seria possível trazê-los de volta.
Animal terrestre mais velho (vivo)
Jonathan, uma tartaruga gigante das Seychelles, é o animal terrestre mais antigo vivo no mundo. Acredita-se que ele tenha nascido em 1832, o que o tornaria 189 anos em 2021.
Um tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus) foi o animal vertebrado mais velho do mundo. Ele alcançou, quando vivo, quase 400 anos de idade, de acordo com a revista Science.
Raríssimo e com características típicas de animais ancestrais, o tubarão-cobra é catalogado pelos cientistas como um verdadeiro fóssil vivo. É que sua linhagem evolutiva remonta ao Carbonífero, período que ocorreu há 359 milhões de anos.
O cação-mangona ou tubarão-touro (C. taurus) é uma espécie de tubarão que também é conhecido no litoral de São Paulo como tubarão-cinza. Eles chegam a atingir 3.2 m de comprimento.
Há os pequenos, como o tubarão-lanterna, o menor do mundo, com 17 centímetros de comprimento… … até ao maior peixe do mundo, o tubarão-baleia com mais de 12 metros.
Portanto, a partir do citado, pode-se dizer que não há diferença entre os termos, a não ser o uso de “tubarão” para o animal vivo, e cação para os produtos derivados do mesmo, como a carne e barbatanas. Nota-se a relevância do uso adequado dos termos listados, para maior conhecimento do que a população está consumindo.
Ficha Técnica. Podendo medir até seis metros de comprimento e pesar quase duas toneladas, o tubarão-branco é um dos grandes predadores dos oceanos de hoje. Mas, há alguns milhões de anos, quem reinava absoluto no mar era um megatubarão: o megalodonte!
Quando se trata de tamanho, a baleia azul supera até mesmo as maiores estimativas de megalodonte. Acredita-se que as baleias azuis podem atingir um comprimento máximo de 34 metros e pesar até 200 toneladas.
Como guardar toalhas e roupas de cama?
Como regular a temperatura da geladeira Brastemp Frost Free clean?
Como regular temperatura adega?
Como configurar luz sensor de presença?
Como guardar a cebola na geladeira?
Como fixar a caixa de texto na imagem?
Pode congelar só a massa de coxinha?
Como fixar a calculadora em 4 casas decimais?
Como grifar o Vade Mecum para OAB?
Como usar o pigmento nos olhos?
Como foi feito o filme da anaconda?
Como fixar colunas de madeira no chão?
Como guardar uma cola de silicone após o uso?