calcanharzito | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Significado de Calcanhar
substantivo masculino Parte posterior do pé do homem. Parte da meia ou do calçado que corresponde ao calcanhar. Salto de calçado; tacão.
Significado de Calcâneo
substantivo masculino Osso do tarso, que forma a saliência do calcanhar.
fortezinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Significado de sertãozinho: 1. Diminutivo de sertão, lugar impróprio para o cultivo, que tem muita...
36 curiosidades que você vai gostar
1. Diminutivo de sertão, lugar impróprio para o cultivo, que tem muita seca; 2. Nome de um município localizado no interior do estado de São Paulo.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O grau diminutivo dos substantivos indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser: caderninho, livrinho, casinha, pãozinho.
O diminutivo de pé é pezinho, do mesmo modo que o de só é sozinho, o de café é cafezinho e o de avô é avozinho, por exemplo.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
A dor no calcanhar pode ser devida à fascite plantar (inflamação da fáscia plantar), ao esporão do calcâneo, fratura de stress do calcâneo, entorse do tornozelo, doença de Sever, entre outras patologias, como veremos adiante com maior detalhe.
O esporão do calcâneo é uma condição médica caracterizada por um crescimento anormal que pode surgir no osso calcâneo, o maior osso do pé, localizado no calcanhar.
A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.
Deriva de calx, “pedra calcárea”, do Grego khalix, “seixo, pedra pequena”. Pelo que se vê, os romanos usavam a mesma palavra calx para dois significados: “calcanhar” e “pedrinha”.
Calcanhar de Aquiles é uma expressão popular que significa o ponto fraco de alguém e transmite a ideia de fraqueza e vulnerabilidade. É o ponto onde uma pessoa se sente mais frágil, não possuindo domínio suficiente para controlar uma determinada situação.
Aquiles, filho de Peleu e Tétis, é um herói e semideus da mitologia grega. Ele era muito belo, forte e corajoso. Considerado um dos maiores guerreiros mitológicos da Grécia Antiga, Aquiles participou de várias batalhas, entretanto, a mais importante foi a Guerra de Troia.
pezinhodiminutivo masculino singular de pédiminutivo masculino singular de pez.diminutivo masculino singular de pê
prezinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda. Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.
Os principais sufixos nominais diminutivos são: -acho(a), -icho(a), -ucho(a): riacho, populacho, governicho, rabicho, barbicha, gorducho, papelucho. -ebre: casebre. -eco(a), -ico(a): jornaleco, soneca, Antonico, burrico.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Como iniciar um parágrafo de conclusão?
Qual é o cigarro mais vendido do mundo?
Como um cadeirante pode voltar a andar?
Qual o novo estado da matéria?
Quais são os principais problemas do Brasil que entraram no crescimento socioeconômico?
Qual é o melhor modo de lavar e secar o cabelo?
Quais os perigos da constelação familiar?
Quais os poderes de um Presidente no Brasil?
Quantas latas de areia para um saco de cimento para levantar parede?
Quais eram as reivindicações dos revoltosos marinheiros?
Quais os tipos de produtos segundo a norma ISO 9001 2015?
Qual a personalidade da cor preta?
Quais os principais pontos da ética de Nietzsche?