A palavra alegria é um substantivo derivado de alegre mediante a junção do sufixo -ia.
Nos pares destacados acima, o primeiro adjetivo é primitivo: triste, verde, feliz, fiel e branco.
Etimologia (origem da palavra alegre). Do latim vulgar alicer.
Os substantivos derivados surgem de outros vocábulos já existentes na língua. Substantivos derivados são os originados de um radical preexistente.
...
Exemplos:caseiro (derivado) ▯ casa (primitivo)pedreira (derivado) ▯ pedra (primitivo)florista (derivado) ▯ flor (primitivo)
Os substantivos coletivos podem referir-se especificamente a um grupo de seres, como boiada (bois), arvoredo (árvores), ramalhete (flores) etc., ou a diferentes espécies de seres, como bando (aves, crianças, bandidos), manada (bois, cavalos, elefantes), cacho (cabelos, bananas, uvas) etc.
45 curiosidades que você vai gostar
As palavras primitivas são aquelas que não são formadas a partir de outra palavra já existente na língua. As palavras derivadas, entretanto, são aquelas que se formam a partir de outras palavras da língua por meio da anexação de morfemas derivacionais (afixos: prefixos e sufixos) ao radical da palavra primitiva.
O processo de formação de palavras da língua portuguesa ocorre, em geral, por: Composição (justaposição e aglutinação); Derivação (prefixal, sufixal, parissintética, regressiva e imprópria); Outros processos (hibridismo, abreviação, reduplicação, intensificação, siglagem, neologismo, combinação e aportuguesamento).
Significado de Alegria
substantivo feminino Estado de satisfação extrema; sentimento de contentamento ou de prazer excessivo: a alegria de ser feliz. Circunstância ou situação feliz: é uma alegria tê-los em casa. Condição de satisfação da pessoa que está contente, alegre. ... substantivo feminino plural [Popular] Alegrias.
As palavras que são ditas como pertencentes ao grupo das primitivas, são aquelas que foram criadas através de influências vindas de fora, de outras línguas e de outros países. A Língua Portuguesa possui vários substantivos primitivos e todas elas têm sua origem em outras nacionalidades.
Os adjetivos primitivos são aqueles que possuem seu próprio radical. Ou seja, são palavras que não precisaram de outras palavras para serem formandos. Importante ressaltar que os adjetivos primitivos são palavras que não são originadas de outras palavras da Língua Portuguesa.
Adjetivo Primitivo - palavra que dá origem a outros adjetivos. Exemplos: bom, alegre, puro, triste, notável. Adjetivo Derivado - palavras que derivam de substantivos ou verbos.
O sinônimo de alegre é feliz, mas são sinônimos imperfeitos. O antônimo de alegre é triste.
1 agradável, jovial, álacre, animado, animoso, aprazerado, bem-disposto, bem-humorado, contente, divertido, exultante, feliz, festejador, festivo, folgazão, foliador, fortunoso, galhardo, jubiloso, jucundo, ledo, lépido, prazenteiro, radiante, risonho, satisfeito, sorridente.
A filosofia da alegria entende que a alegria sincera não é estanque, mas um processo contínuo de realização humana. O sorriso, muitas vezes, é melhor do que dinheiro, porque ele cura, abre portas e proporciona felicidade. Para o filósofo grego Epicuro, “Só há um caminho para a felicidade.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
A alegria é um sentimento de plenitude e satisfação interior, sendo o sentimento oposto da tristeza. Como ideia geral, a alegria obedece a um mecanismo de estímulo-resposta. ... Porém, o conceito alegria apresenta aspectos diferentes, tais como: mecanismo bioquímico do organismo e atitude diante da vida.
A formação de palavras tem diferentes processos de combinação de morfemas para formar novas palavras. Os principais processos de formação são a derivação e a composição.
Os principais processos de formação são:Derivação. Processo de formar palavras no qual a nova palavra é derivada de outra, chamada de primitiva. ... Derivação Prefixal. ... Derivação Sufixal. ... Derivação Prefixal e Sufixal. ... Derivação Parassintética. ... Derivação Regressiva. ... Derivação Imprópria.
As palavras que compõem o léxico da língua são formadas principalmente por dois processos morfológicos: Derivação (prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria) Composição (justaposição e aglutinação)
Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura. Palavras simples: aquelas que possuem um só radical.
Substantivos derivados são substantivos cuja origem reside em outras palavras da língua portuguesa, ou seja, derivam de substantivos primitivos, sendo formados através de processos de derivação. Exemplos de substantivos derivados: ... folhagem (do substantivo primitivo folha) chuvada (do substantivo primitivo chuva)
Substantivo derivado: é aquele cujo nome origina-se de outro. Essa origem dá-se comumente por meio do radical de um substantivo primitivo.
Como saber qual a fonte para meu PC?
Para que serve Redubío quitosana?
Como é feita a fiscalização de um vereador?
Como Rem de Death Note morreu?
Como o Japão conseguiu se reconstruir?
O que causa úlcera no calcanhar?
Em que época surgiu o Romantismo?
Como as memórias são armazenadas?
Em que ano faleceu Jigoro Kano?