sofazão | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
sofá+ inho > so.
Significado de Sofá
substantivo masculino Móvel composto por um assento comprido, estofado, com encosto e braços, para mais de uma pessoa descansar ou sentar; canapé, marquesa, divã.
cafezão | Definição ou significado de cafezão no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico.
garfões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
27 curiosidades que você vai gostar
garfinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Significado de Garfo
substantivo masculino Utensílio de mesa com dois, três ou quatro dentes.
Aumentativo do substantivo cão. Aumentativo do adjetivo cão. Cachorro grande.
Já os diminutivos dos substantivos acentuados perdem o respectivo acento gráfico na formação do diminutivo. Por isso, café faz cafezinho; pé faz pezinho; chaminé faz chaminezinha, e boné faz bonezinho ou bonezito.
Busca por cafezão
Sacerdote que tem a seu cargo o serviço religioso de uma capela.
As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.
O termo sofá, aliás, é derivado da palavra árabe suffah. Mais adiante na história, na sociedade romana, o sofá, conhecido como triclinum, era colocado ao redor de uma mesa baixa, onde os homens deitavam sobre ele, de lado, para saborear calmamente suas refeições.
Oxítona é uma palavra que tem a última sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua última sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. As restantes sílabas da palavra são átonas, sendo pronunciadas com menor intensidade.
1. Sofazinho. 1. Diminutivo da palavra "sofá".
Assim como se diz e escreve diminutivo (e não "diminuitivo"), o mesmo se passa com constitutivo ( e não "constituitivo"), distributivo ( e não "distribuitivo") ou restitutivo (e não "restituitivo").
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Sufixos diminutivos-inho/a: casinha, lisinho, lapisinho;-zinho/a: animalzinho, pezinho, xicarazinha;-ino/a: pequenino, cravina;-im: flautim, festim, varandim;-acho/a: riacho, populacho, penacho;-icho/a: barbicha, canicho;-ucho/a: papelucho, gorducha;-ebre: casebre;
O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser. O grau aumentativo do substantivo indica o tamanho aumentado de um objeto ou ser.
Aumentativo e diminutivo são flexões de grau que os substantivos podem apresentar. Assim, a palavra nariz é um substantivo que se apresenta no grau normal, cujos graus aumentativo e diminutivo são respectivamente narigão e narizinho.
O que é Galfo:
Brasileirismo, forma suave de garfo, referindo-nos aos garfinhos, de plastico, de sobremesa, mais delicados.
garfo substantivo, masculino (plural: garfos m)
O que é o copyright de um livro?
Onde calibrar aparelho de pressão digital SP?
Como usar um tanquinho de lavar roupa?
Como ativar o simulador Profitchart?
Qual a quantidade de sorbato de potássio?
Como fazer a limpeza do fígado com vinagre de maçã?
Quais as funções do controle do ar condicionado LG?
Como ensinar a usar o tapete higiênico?
Como ativar o criador de Sites Locaweb?
Como ativar o speed controller?
Como usar colosso em cachorro?
Para que serve o spray de Gymnema?