Qual é o artigo 126?

Pergunta de Kevin Carlos de Figueiredo em 02-06-2022
(44 votos)

"Art. 126 - Provocar aborto com o consentimento da gestante: Pena - reclusão, de um a quatro anos. ... Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante não é maior de quatorze anos, ou é alienada ou débil mental, ou se o consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência."

Qual a diferença entre o Art 124 e 126?

124 (“consentir que outrem lho provoque”), haverá uma terceira pessoa cometendo o crime do art. 126 (“provocar o aborto com o consentimento da gestante”). Art. 124: é a gestante, porquanto apenas ela pratica o autoaborto e apenas ela consente que outra pessoa lhe provoque o aborto.


O que diz o artigo 127?

Art. 127 - As penas cominadas nos dois artigos anteriores são aumentadas de um terço, se, em conseqüência do aborto ou dos meios empregados para provocá-lo, a gestante sofre lesão corporal de natureza grave; e são duplicadas, se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevém a morte.

Qual é o artigo 128?

Art. 128 - Não se pune o aborto praticado por médico: (Vide ADPF 54). Aborto necessário I - se não há outro meio de salvar a vida da gestante;.... Art.

Como fica a redação do art 128 do CP?

De acordo com a proposta, o artigo 128 do Código Penal, que hoje isenta de punição o aborto praticado para salvar a vida da gestante e em gravidez decorrente de estupro, passa a ter a seguinte redação: “Não há crime se: I – houver risco à vida ou à saúde da gestante; II – a gravidez resulta de violação da dignidade ...

Código Penal Comentado - Artigos 125,126 e 127.


41 curiosidades que você vai gostar

O que diz o artigo 129 do Código Penal?

Art. 129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

O que significa art 127 VII da Lei 6.015 73?

RESPOSTA: Salientamos que o artigo 127, VII da Lei 6015/73, refere expressamente que no Registro de Títulos e Documentos, facultativamente, poderão ser registrados quaisquer documentos (o grifo é nosso) para sua conservação. ... · Filmográficos: documento audiovisual. · Sonoros: Documentos contendo registros fonográficos.

O que diz o artigo 124 do Código Penal?

Art.

124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem o provoque: Pena - reclusão, de três a seis anos.” (NR).

Qual é a classificação do tipo penal do art 124 do CP?

124 do CP um crime próprio, pois só a gestante poderá praticá-lo, quanto aos demais tipos previstos nos art. 125 e 126, os mesmos poderão ser perpetrados por qualquer pessoa. Já no que tange ao sujeito passivo, estes seriam o produto da concepção, a gestante e também o Estado.

Qual é a classificação do tipo penal do art 124 do CP aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento?

124 do Código Penal define a conduta de “provocar aborto em si mesma”, com a previsão de pena de detenção, de um a três anos. A doutrina penal classifica esse crime como sendo de mão própria, ou de conduta infungível, porque somente pode ser praticado pela própria gestante.

Como são classificados os crimes?

Crimes comuns, próprios, instantâneos, permanentes, comissivos, omissivos, crimes de atividade, de resultado, de dano, de perigo, crimes unissubjetivos e plurissubjetivos, progressivos, complexos, entre outros.

O que é classificação do crime?

Os crimes se classificam, quanto ao sujeito ativo, em comuns, próprios e de mão própria: Crime comum: é aquele que não exige nenhuma qualidade específica do sujeito ativo para sua prática. ... Crime próprio: é aquele que exige determinada qualidade do sujeito ativo para sua prática.

Qual a classificação do crime de difamação?

Classificação doutrinária: Crime comum, unissubjetivo, de atividade formal, de dano, de forma livre, instantâneo, em regra comissivo e excepcionalmente omissivo impróprio, plurissubsistente ou unissubsistente simples.

O que é o aborto culposo?

O elemento subjetivo é o dolo quer seja direto ou eventual, desta forma não existe o aborto culposo. Se alguém causa aborto por imperícia ou imprudência responde por lesão corporal culposa, e me geral de natureza grave. A vítima, in casu, é a gestante.

O que é um crime 157?

157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

O que significa artigo 126 do Código Penal?

- Provocar aborto com o consentimento da gestante: ... Parágrafo único - Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante não é maior de 14 (quatorze) anos, ou é alienada ou débil mental, ou se o consentimento é obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.

O que diz a Lei 6.015 73?

LEI Nº 6.015, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1973.

Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências.

O que significa registro para fins de conservação?

O registro para fins de conservação está previsto no art. 127, VII, da Lei nº 6.015/1973 e consiste num arquivamento registral de documentos particulares, com certificação da existência do documento, sua data e seu conteúdo.

São modalidades de registros públicos nos termos da Lei 6.015 73?

II - o registro civil de pessoas jurídicas; III - o registro de títulos e documentos; IV - o registro de imóveis; V - o registro de propriedade literária, científica e artística.

Quais são as lesões corporais de natureza grave?

Lesão corporal de natureza grave

III - debilidade permanente de membro, sentido ou função; IV - aceleração de parto: Pena - reclusão, de um a cinco anos.

Quais são as causas de aumento de pena previstas no artigo 129 nos casos de lesão corporal dolosa?

Quais são as causas de aumento de pena previstas no artigo 129, nos casos de lesão corporal dolosa? E qual seria esse aumento? a) lesões produzidas contra vítimas maiores de 60 anos e menores de 14 anos. O aumento seria de 1/6 (um sexto).

O que significa artigo 147 e 129?

A pena prevista para o delito de lesão corporal é de detenção de 3 (três) meses a 3 (três) anos, nos termos do art. 129, § 9º do Código Penal, com a redação da Lei 11.340/2006; para o crime de ameaça é de detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa (art. 147 do CP).

O que classifica calúnia e difamação?

A diferença entre cada um desses crimes contra a honra está no conceito de honra que sofre a ofensa. A calúnia ofende a honra enquanto cidadão. Já a difamação ataca a honra objetiva que é a reputação; enquanto a injúria ofende a honra subjetiva, que trata das qualidades do sujeito.

Qual o tipo de ação penal no crime de calúnia?

A ação penal, no casos de Calúnia, Difamação e Injúria na Internet, é privada ou pública condicionada à representação, e depende, por determinação legal, do registro de uma queixa-crime que deve ser formalizada perante uma autoridade policial.

Como se processa o crime de difamação?

Se alguém cometer crime contra sua honra, é possível ajuizar ação penal contra o ofensor, se você já possuir as provas do fato e os dados de identificação do ofensor, poderá imediatamente contratar um advogado para que analise os fatos e, se for o caso, ajuíze a ação penal.



Outras questões

Como se dá o processo de boot do computador?

É possível a realização de coligação para eleições majoritárias e proporcionais?

Como instalar o PsExec no Windows 10?

Como usar camisa xadrez com terno?

Como usar calça jeans sendo gorda?

Pode usar calça jeans no verão?

Tem como pagar no débito no Airbnb?

Qual o melhor sistema de aquecimento para piscina?

Como usar um cartão-presente Microsoft?

Quando devo abastecer o reservatório de partida a frio?

Quais as principais características do VLT?

O que é o Sistema Siconv?

O que são casas ribeirinhas?

Como pedir estorno do cartão de crédito Santander?

Como instalar o Puppy no pendrive?

Por que a EMA não voa?

Qual recurso é cabível contra a decisão que defere a justiça gratuita?

Como funciona o regime de comodato?

Como é definido o metro hoje em dia?

Como ficará o tempo Durante essa semana?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com