Qual é o animal que produz a seda?

Pergunta de Frederico Rafael Simões de Costa em 31-05-2022
(57 votos)

O bicho-da-seda (Bombyx mori) é a lagarta de uma mariposa. A fêmea do bicho, domesticado há mais de 3 mil anos na China, bota até 500 ovos. Ao nascer, a lagarta se alimenta de folhas de amoreira por cerca de 40 dias, quando está pronta para fazer o casulo.

Qual animal que produz a seda?

Ela é obtida a partir criação da espécie de inseto Bombyx mori também chamado de bicho-da-seda. A origem da utilização desse inseto é na China, por volta de 2.698 a.C. (Gallo, 2002).


Como é que é o bicho-da-seda?

O processo de criação do bicho-da-seda se inicia com o acasalamento das mariposas e a eclosão de seus ovos. Assim que surgem, as novas mariposas são postas para acasalar após a sexagem. Quando o macho fecunda a fêmea, ela é separada para fazer a postura (geralmente 500 ovos) em cartões de papel kraft.

O que o bicho-da-seda produz?

PROPAGAÇÃO - o cultivo de amoreiras é feito por estacas, que podem produzir folhas por um período de 15 a 18 anos para alimentar o bicho-da-seda. O corte deve ser diário, para oferecer às lagartas refeição fresca. As folhas devem ser oriundas de plantações livres de pragas, doenças e impurezas, nem mesmo terra.

Como bicho-da-seda produz seda?

O fio que dá origem à seda é secretado pela larga de uma mariposa, que deposita seus ovos em folhas de árvore. A árvore mais usada para isso é a amoreira. 2. O que forma o casulo, de onde surgirá o fio do tecido, é formado pela baba do bicho-da-seda.

Multi Agro: Criação de Bicho-da-Seda


18 curiosidades que você vai gostar

O que é feito a seda?

A seda é uma fibra obtida a partir dos casulos do bicho-da-seda. Trata-se de um filamento contínuo de proteína, que ao ser processado em uma trama, dá origem a um tecido de bastante resistência, maciez e alta qualidade.

Como a seda é feita?

O fio de seda é fabricado do casulo da lagarta de diversas mariposas. A mais comum é a Bombyx mori, bicho-da-seda da amoreira, que responde por 95% da produção mundial. A sericultura moderna é mecanizada, porém o processo de produção é basicamente o mesmo há 5 mil anos.

Como é feito a seda de fumar?

Muitas vezes, são feitos a partir do cânhamo, extrato de arroz ou de celulose, que é extraída das árvores. Para que as sedas fiquem brancas, elas passam por um processo de alvejamento. Outro componente importante é a goma, que serve para colar o cigarro.

O que acontece com o bicho-da-seda depois do casulo?

Após a formação do casulo, a lagarta se transforma em crisálida. Cerca de sete dias após a subida das lagartas nos bosques pode-se realizar a colheita. A hora certa de colher é quando as crisálidas apresentarem coloração marrom-escura.



Outras questões

Quantos quilômetros por litro faz um caminhão?

Qual a força da mordida de um Kangal?

Qual é a parte da fixação da árvore?

Qual era a distância entre o Egito e Canaã?

Quanto é 9 dígitos em dinheiro?

Quantas medalhas distribuídas nas Olimpíadas?

O que é matéria prima dos alimentos?

Como se escreve a palavra 70 por extenso?

Quanto tempo uma pessoa Assintomatica deve ficar em isolamento?

Quais são as ações coletivas?

Como conservar uma planta seca?

Quanto Virgínia fatura?

O que é rapper em português?

Quem para de fumar pode ter câncer?

Quais são as desvantagens de ser alto?

Quais as obras da responsabilidade do senhorio?

Como é gerada a corrente contínua?

Quais os principais aeroportos da região sul?

Porque a Heineken mudou a estrela vermelha?

Quem é mais forte em Boruto Naruto ou Sasuke?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com